Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Metrô de São Paulo aumenta economia de água e energia elétrica

09.06.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Diário dos Trilhos
Data: 07/06/2022

O Metrô de São Paulo divulgou neste domingo, 5 de junho de 2022, o resultado mais recente das suas ações de reaproveitamento e uso consciente dos recursos naturais durante o atendimento à população.

Na data em que se comemorou o Dia do Meio Ambiente, a companhia informou que em 2021 evitou a emissão de 521 mil toneladas de CO2 na atmosfera, ajudando a reduzir o consumo de combustíveis no total de 259 milhões de litros, fruto da escolha de pessoas que optaram em se deslocar pelo transporte e não por carros particulares, por exemplo.

No campo energético e hídrico o resultado também foi expressivo, com a empresa acumulando uma redução de 53% no consumo total de água no período entre 2014 e 2021.

Já em energia elétrica, o Metrô está implantando um sistema na Linha 15-Prata que permitirá uma economia no uso deste recurso.

Veja a seguir outras ações divulgadas pela companhia.

– Nas estações: monitoramento diário do consumo de água com a leitura de hidrômetros.

– Nos pátios Jabaquara e Tamanduateí: as máquinas de lavar trem captam e tratam o efluente para ser reaproveitado. Para lavar um trem, 70% do volume consumido é com água tratada.

– Nos prédios administrativos e canteiros: programas de manutenção e monitoramento diário dos hidrômetros e controle de consumo. Os sanitários públicos das estações/terminais de ônibus tiveram seus vasos sanitários substituídos por aqueles de menores volumes e as torneiras dispõem de acionadores/restritores de vazão de água.

Outras ações/projetos de sustentabilidade que temos em andamento:

– Sistema de Geração Fotovoltaica para a futura Estação Ipiranga da Linha 15-Prata. Estima-se que o sistema irá gerar aproximadamente 25 MWh/mês, que corresponde a cerca de 39% do consumo mensal de uma estação típica de monotrilho.

– Projeto Corredor Verde da Linha 15-Prata que é uma inovação no tratamento de áreas livres conectadas à infraestrutura metroferroviária, na medida em que se integra ao sistema de áreas verdes e à rede cicloviária da capital paulista, que inclui a implantação de ciclovia, com plantio de árvores, arbustos e forrações, sob o elevado do monotrilho.