Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Metrô de SP adia por tempo indeterminado licitação para obras de novo acesso da Estação Paulista da Linha 4 – Amarela

18.11.2021 | | Notícias do Mercado

Fonte: Diário do Transporte
Data: 17/11/2021

O Metrô de São Paulo, após dois adiamentos, decidiu suspender por tempo indeterminado (sine die) a licitação para a construção da implantação de acesso entre a Bela Cintra e a Estação Paulista da Linha 4 – Amarela.

Em publicação na edição do Diário Oficial do Estado desta quarta-feira, 17 de novembro de 2021, a Companhia comunicou a suspensão do certame para seleção das propostas para as obras civis.

Na publicação o Metrô de SP informa somente que a nova data da sessão pública “será comunicada oportunamente”.

A data da sessão pública foi adiada por duas vezes.

Inicialmente agendado para 20 de agosto, a data para a abertura das propostas foi depois alterada para 27 de setembro, e posteriormente retificada para o dia 28 de outubro de 2021.

Conforme mostrou o Diário do Transporte, o início do processo iniciou-se quando o Metrô publicou o aviso de Licitação no dia 15 de junho de 2021.

A Licitação será efetuada em lote único.

Segundo o Edital, o valor do orçamento estimado pela Companhia do Metrô para as obras é sigiloso até a assinatura do contrato. O custo será bancado pelo Governo do Estado de São Paulo.

Os serviços serão executados sob o regime de empreitada por preço unitário e global (mista).

Como mostrou o Diário do Transporte, no dia 23 de janeiro deste ano o Governador João Doria declarou de utilidade pública “para fins de instituição de servidão ou desapropriação pela Companhia do Metropolitano de São Paulo – METRÔ”, um imóvel localizado na rua Bela Cintra destinado a este fim.

Em 2013, o então presidente da estatal, Luiz Antonio Carvalho Pacheco, ao anunciar a construção do novo túnel de ligação entre as Linhas 2-Verde e 4-Amarela, disse que um novo acesso seria feito na Rua Bela Cintra. “Vai ser só saída, da Linha 4 diretamente para a rua”, afirmou.

Esse novo acesso ficaria do lado oposto à saída pela Rua da Consolação, dando a opção para saída pela Rua Bela Cintra.

Segundo o Metrô, em nota, a licitação ocorre paralelamente à concorrência para construção de um novo túnel de ligação entre as estações Consolação (Linha 2-Verde) e Paulista (Linha 4-Amarela)

A construção da nova entrada vai aproveitar uma área técnica já existente na estação. Esse acesso deverá levar os passageiros à entrada da Rua da Consolação, onde estão as escadas rolantes, escadas fixas e elevador.

Paralelamente, o Metrô trabalha em outro projeto para construir um novo túnel de ligação entre as estações Consolação (Linha 2-Verde) e Paulista (Linha 4-Amarela), ampliando a capacidade de transferência entre essas estações. A licitação para as obras está em andamento e a meta é assinar o contrato e iniciar os trabalhos no segundo semestre deste ano.