Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Metrô inicia levantamento de desapropriações da Linha 2-Verde entre Vila Madalena e Cerro Corá

22.08.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Metrô CPTM
Data: 18/08/2022

Metrô de São Paulo deu início ao levantamento de áreas necessárias para a implantação da extensão da Linha 2-Verde entre Vila Madalena e Cerro Corá. Para isso, a companhia contratou a empresa Marques & Marques Engenharia LTDA-ME com dispensa de licitação.

O valor do contrato é de R$ 14 mil e o prazo, de apenas quatro meses. A consultoria deverá elaborar um laudo macro com avaliação dos terrenos a serem desapropriados para o projeto.

A extensão entre Vila Madalena e a futura estação Cerro Corá está ligada diretamente à Linha 20-Rosa, que passa por vários estudos no momento. Será nesse local que a Linha 2 e novo ramal se integrarão, como mostram mapas divulgados pelo Metrô.

Em tese, a construção do trecho deverá ser feito pelos mesmos responsáveis pela implantação da Linha 20. A ideia da atual gestão é realizar uma concessão de grande porte, para que a iniciativa privada arque com a maior parte dos custos do empreendimento, que ligará a região da Lapa a Santo André, no ABC Paulista.

No mapa da Linha 20 mais recente, a estação Cerro Corá será a quarta parada a partir de Santa Marina. Entre elas teremos as estações Lapa e Vila Romana.

O local exato de Cerro Corá não está claro, mas os desenhos compartilhados pelo Metrô sugerem que a estação ficará próxima a Praça Amadeu Decome, localizada na confluências das ruas Cerro Corá, Sepetiba e Aurélia. Além da nova estação, o Metrô deverá construir túneis de manobra após Cerro Corá, necessários para tornar a operação mais eficiente.

Com a adição de Cerro Corá e da extensão até Guarulhos, a Linha 2-Verde terá 28 estações, passando a ser o maior ramal metroviário de São Paulo.