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Metrô licita supervisão das obras das estações Ipiranga, Boa Esperança e Jacu Pêssego do monotrilho Linha 15-Prata

03.03.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Diário do Transporte
Data: 26/02/2022

A Companhia do Metrô de São Paulo vai contratar uma empresa para supervisionar as obras de ampliação da linha 15-Prata de monotrilho.

A licitação foi lançada neste sábado em publicação no Diário Oficial, 26 de fevereiro de 2022.

A empresa de gerenciamento terá o papel de supervisão, fiscalização, acompanhamento e controle das obras civis das estações Ipiranga, Boa Esperança e Jacu-Pêssego. O trabalho inclui ainda o Pátio Ragueb Chohfi, e a ampliação da estação Vila Prudente, além de trechos de via e infraestrutura viária do monotrilho.

O edital estará disponível somente a partir do dia 02 de março, na próxima quarta-feira após o feriado de carnaval. E a Sessão Pública para recebimento das propostas será no dia 28 de março.

O governo de São Paulo anunciou nessa quinta-feira (24) o início das obras de ampliação da Linha 15-Prata de monotrilho. Como mostrou o Diário do Transporte, o vice-governador Rodrigo Garcia esteve na Vila Prudente, na zona Leste da capital paulista, para anunciar oficialmente a concretização do novo trecho da ligação metroviária que ligará a Vila Prudente a Jacu-Pêssego, mais ao extremo da zona leste. Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2022/02/24/governo-de-sp-anuncia-inicio-de-obras-de-ampliacao-da-linha-15-prata-de-monotrilho-com-previsao-de-entrega-ate-2025/

O processo licitatório foi concluído no dia 02 de fevereiro, com a publicação do ato de homologação do certame e assinatura do contrato, declarando vencedor o Consórcio Expresso Boa Esperança, composto pelas empresas Construtora Queiroz Galvão S/A e MPO Soluções Ltda.

O contrato assinado com o Consórcio tem vigência de 56 meses e valor total de R$ 461 milhões (R$ 460.993.711,56), valor base maio/2021.

Na Vila Prudente nessa semana Rodrigo Garcia disse que esta etapa do monotrilho deve ser concluída em 2025, o que deixará a linha 15-Prata com 17,4 km de extensão operacional, 13 estações, dois pátios e duas subestações de energia. A demanda atendida pela linha poderá ser de aproximadamente 485 mil pessoas.

Em nota oficial, o governo paulista deu mais detalhes das obras, informando que as estações Boa Esperança e Jacu-Pêssego vão seguir o padrão das demais paradas, mas com o chamado “Telhado Verde”, que cobre as lajes dos dois acessos. O diferencial será a parede verde, que contará com um sistema de irrigação por gotejamento e sistema de aproveitamento de água de chuva.

“Quando assumimos essa linha, seis estações estavam funcionando em operação reduzida. Agora já são 11 estações em pleno funcionamento no horário comercial, oferecendo o melhor serviço ao cidadão”, disse o Secretário dos Transportes Metropolitanos, Paulo Galli.

A Linha 15-Prata terá em toda a extensão, ciclovia e as infraestruturas verdes – biovaleta que contam com drenagem sustentável, já que a água pluvial é destinada para áreas ajardinadas. O Pátio Ragueb Chohfi será implantado numa área de 53 mil m² para proporcionar o estacionamento dos novos trens e dar apoio na manutenção da frota.