Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Metrô prevê primeiro trem da Linha 17-Ouro chegando em maio

22.03.2024 | | Notícias do Mercado

Fonte: MetrôCPTM
Data: 22/03/2024

O Metrô de São Paulo prevê receber o primeiro trem de monotrilho da Linha 17-Ouro em maio próximo, segundo o Relatório Integrado de 2023.

A previsão é um pouco mais otimista do que a feita pela fabricante da composição, a BYD SkyRail, que ao site planeja enviar a unidade cabeça de série para o Brasil até junho.

O contrato de sistemas da Linha 17 prevê a fabricação de 14 composições SkyRail com cinco carros e que formarão a frota do trecho inicial do ramal, com 6,7 km de extensão e oito estações.

A chegada do primeiro trem depende do andamento de outros contratos do projeto como o de obras civis remanescentes, assinado em setembro passado com a empresa Agis.

O pátio Água Espraiada está sendo preparado para receber a primeira unidade do SkyRail, mas o andamento dos trabalhos ainda não causa boa impressão.

Em recentes registros, havia pouca atividade no local e mesmo o Prédio A, onde haverá o maior espaço para acomodar os trens, continua com o telhado inacabado.

Trabalhos em várias frentes

Segundo o Metrô, estão sendo feitas adequações no projeto executivo, tratamento de concreto e fabricação de 39 vigas-trilho no piso térreo e outras quatro no piso superior.

Além disso, há avanços em aparelhos de mudança de via, necessários para que os trens possam chegar às áreas internas do pátio.

Toda a parte de sistemas está em desenvolvimento, mas não foram vistos cabeamentos e outros equipamentos instalados e que são necessários para que o trem possa iniciar testes, mesmo que limitados.

A alimentação elétrica do ramal, por outro lado, deve ser finalizada em breve, como confirmou o Metrô ao site.

As obras da Linha 17-Ouro tiveram início em abril de 2012 e, após vários contratos rescindidos e outros problemas, o governo trabalha com a meta de entregar o trecho prioritário no primeiro semestre de 2026.

 

Leia também

https://viatrolebus.com.br/2024/03/como-esta-o-trabalhos-de-lancamento-de-vias-do-monotrilho-da-linha-17/