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Metrô projeta abrir Linha 19-Celeste em 2030

14.07.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Metrô CPTM
Data: 13/07/2022

Os 17,6 km e 15 estações da Linha 19-Celeste podem estar disponíveis à população em 2030. É o que prevê o Metrô de São Paulo neste momento em que o novo ramal entre Guarulhos e o centro da capital está passando pela fase de projetos e estudos.

A meta, segundo integrantes da companhia presentes na audiência pública realizada pelo Consema (Conselho Estadual do Meio Ambiente) nesta terça-feira, depende de vários fatores e certamente poderá ser alterada no futuro.

Segundo um dos slides apresentados na reunião, a execução do ramal, que começou no ano passado por meio de licitações de projeto básico e sondagens diversas, deverá ter as obras iniciadas no final de 2024. A fase de desapropriações é prevista para ocorrer entre 2023 e 2025, mesmo ano em que serão concluídos seus projetos e licitações.

A primeira etapa da Linha 19-Celeste prevê uma demanda diária de 684 mil passageiros, segundo o Metrô. É mais gente do que a Linha 6-Laranja, que está em construção (630 mil usuários/dia).

As informações preliminares apontam para uma frota de 31 trens que serão mantidos no pátio Vila Medeiros, próximo à Rodovia Fernão Dias. Segundo o Metrô e a empresa contratada para realizar o EIA-Rima (estudo ambiental), a Linha 19 passará por uma região altamente urbanizada, com pouquíssimas áreas de mata nativa.

Desapropriações negociadas

Na discussão pública desta terça-feira, os presentes mostraram preocupação com o impacto das obras no meio ambiente, mas os responsáveis pelo projeto salientaram que ele será pequeno e limitado à implantação enquanto os benefícios trazidos pelo ramal serão bem maiores e duradouros.

Segundo Luiz Cortês, gerente de Planejamento e Meio Ambiente do Metrô, as desapropriações necessárias passarão por um processo de negociação com os proprietários após a análise de um perito, que definirá o valor a ser pago. Caso não haja acordo, só então a companhia ajuizará o caso, quando é definido um preço após discussão na Justiça.

Embora o curso do projeto siga o padrão de outras linhas gerenciadas pelo Metrô, o governo do estado pretende conceder a Linha 19-Celeste à iniciativa privada e com isso permitir que o potencial comercial do ramal seja ampliado. No entanto, a gestão atual não apresentou ainda uma modelagem de licitação nesse sentido.