23.06.2022 | Assessoria de Imprensa | Notícias do Mercado
Fonte: Diário do Grande ABC Data: 23/06/2022
O Metrô informou ontem (23) que já trabalha no anteprojeto da Linha 20-Rosa, que prevê vai ligar o Grande ABC à Capital, e que estima concluir o estudo até o fim do ano. O projeto é importante para definir exatamente por onde o traçado do modal deverá passar, além de apontar a localização exata das estações.
O Diário questionou a STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos) após o governo do Estado, junto do Metrô, veicular propaganda na televisão em que mostra a Linha 20-Rosa como integrante da malha metroviária. O modal é uma das principais demandas da região junto ao Palácio dos Bandeirantes, administrado pelo governador Rodrigo Garcia (PSDB).
“O Metrô trabalha na elaboração do anteprojeto de engenharia da Linha 20-Rosa, que é fundamental para a definição de traçado e localização exata das estações, além de dar os subsídios para a contratação do projeto básico. A meta é concluir esse estudo até o fim do ano. Paralelamente, a companhia elabora o EIA/ Rima, que é o estudo e relatório de impacto ambiental, atestando a viabilidade e fornecendo as informações para mitigar os impactos da obra”, informou a Secretaria dos Transportes Metropolitanos ao Diário, por meio de nota.
O traçado da Linha 20-Rosa deverá contar com 24 estações, conforme projeção do governo. No Grande ABC serão seis: quatro em Santo André e duas em São Bernardo. A linha deverá sair do bairro da Lapa, na Capital, da Estação Santa Marina, sendo que o ponto final tem projeção de ser em Santo André, na Estação Celso Daniel, que também compreende a Linha 10-Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Há previsão de que a Linha 20 também cruze com o BRT ABC, na futura parada Afonsina, em Santo André.
No começo deste ano, o Metrô informara que os estimados 33 quilômetros da linha deverão ser subterrâneos e que conectará oito linhas da CPTM e do próprio Metrô. Há possibilidade de que um pátio de manutenção e de manobras ocupe área que pertence à Rhodia, na região central de Santo André.
MODELO FINANCEIRO
No fim do ano passado, o Metrô publicou o vencedor da licitação para contratar o Financial Advisory, que desenvolverá o modelo econômico-financeiro e jurídico para a implantação da Linha 20-Rosa. O Consórcio LogitQueirozMaluf-Almeida& Fleury-EGT foi selecionado.
Uma das ideias da Financial Advisory é atrair a participação de investidores que podem ajudar a bancar todo o projeto.