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Mobilidade urbana faz Santos incentivar uso de VLT, ônibus e bicicleta

07.11.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: A Tribuna
Data: 06/11/2022

A mobilidade urbana envolve muitas vertentes. Na Baixada Santista não é diferente. A frota santista corresponde a 1,4 habitante por veículo. A Cidade recebe ainda veículos procedentes dos municípios da área metropolitana da Baixada Santista e de várias regiões do Brasil, em razão do Porto.

O uso do transporte coletivo é estimulado. Todas as linhas de ônibus têm ar-condicionado e wi-fi gratuito, além de aplicativos que disponibilizam o trajeto dos ônibus em tempo real.

Em 26 de outubro, a Prefeitura criou grupo de trabalho para o planejamento do transporte coletivo de passageiros e mobilidade urbana. O objetivo do grupo será: estudar alternativas para a viabilização de transporte coletivo de passageiros sustentável, com a redução do uso dos combustíveis fósseis e os custos de operação; buscar conciliar a melhoria da estrutura do sistema, mantendo a qualidade dos serviços; analisar o atual sistema de transporte coletivo de passageiros municipal, em razão da previsão de operação da segunda fase do VLT; planejar a integração do transporte coletivo municipal com o VLT, incluindo as rotas.

A perspectiva é que, com a nova linha do VLT (da Av. Conselheiro Nébias ao Valongo) e a maior integração com o sistema de ônibus, ocorra a redução de 70 coletivos de linhas do transporte intermunicipal, além da reestruturação do sistema municipal (em estudo).

O uso de bicicletas seguirá incentivado. Santos, cidade com 32 pistas em uso de ciclovias, faz estudo para ampliar a atual malha cicloviária de 57,4 km para mais de 100 km nos próximos dez anos. Há também o Bike Santos, alternativa sustentável de deslocamento utilizado no trajeto casa/trabalho ou faculdade.

Outra ação será no Areia Branca, que será o primeiro bairro de Santos com ruas compartilhadas, niveladas para o trânsito conjunto de pedestres, ciclistas e motoristas, orientados por sinalização de solo e de placas.

A área central também será alvo de projetos visando a mobilidade dos pedestres, com a implementação de bulevares e ampliação de calçadas. Exemplos estão na Rua Riachuelo e nas obras em curso na Praça Barão do Rio Branco.

Vale destacar também a construção da passarela de pedestres, a partir da Avenida Senador Feijó, sobre a Rua Antônio Prado, no Centro, para o acesso à travessia de barcas Santos-Guarujá. A mobilidade urbana também integra a modernização do entorno do Mercado Municipal.

Praia Grande e São Vicente
A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) de São Vicente informa que, na mobilidade ativa, a conclusão da ciclovia da Avenida Antônio Emmerich, assim como a revitalização da ciclovia do Itararé e Gonzaguinha, e sua conexão.

No transporte público municipal houve substituição de empresa. Está sendo realizado estudo para a futura licitação, com o levantamento de dados que tragam à municipalidade subsídios para que seja ainda mais atrativo e abrangente.

Em Praia Grande, foram executados 10 km da Via Expressa Sul e de suas passagens. A circulação estimada é de 18 mil carros por dia. Houve melhora no fluxo de veículos, além de trazer mais segurança aos ciclistas e usuários, com passagens inferiores para pedestres, ciclistas, veículos leves e pesados.

Já o transporte coletivo municipal tem os 89 veículos da frota – distribuídos em 14 linhas – 100% acessíveis – desde 2009 -, além de ar condicionado e wi-fi, sustentáveis movidos a biodiesel e monitorados via GPS. Há Sistema Tronco-Alimentador, Aplicativos Quanto tempo falta/Moovit, painéis de informação nos terminais e bilhetagem eletrônica implementada desde 1999.

A malha cicloviária de Praia Grande é a maior da região, com 98,98 km de extensão, e a segunda do Estado, perdendo apenas para Sorocaba, que possui 16 km a mais.

Guarujá
Em Guarujá, a Prefeitura informa que conta com a Lei Complementar 216/ 2017 dispõe sobre a Mobilidade Urbana no Município. É o instrumento orientador e normativo da Política de Mobilidade Urbana, buscando integração entre os diferentes modos de transporte e a melhoria da acessibilidade e mobilidade das pessoas e cargas no Município.

Guarujá possui 70 km de ciclovias, distribuídas na orla das praias e nas principais avenidas da Cidade. Nos últimos anos, a Prefeitura investiu na implantação da ciclovia na Avenida Marjory Prado e nas ciclofaixas nas Praias das Astúrias e Pitangueiras. Foram realizadas também interligações entre a Praia do Tombo e Astúrias; e entre Astúrias e Pitangueiras.

As equipes também revitalizaram boa parte do cicloviário: ciclofaixa da Praia da Enseada, ciclofaixa da Estrada de Pernambuco, ciclovia da Avenida Thiago Ferreira (Vicente de Carvalho), e ciclofaixa na Avenida Puglisi (Centro), além da implantação de mais de 40 bicicletários nas praias.

A previsão é que, até 2024, Guarujá implante mais 20 km de malha cicloviária nas interligações das ciclovias e ciclofaixas: Avenida Santos Dumont com a Alameda das Tulipas; Praia do Tombo com Avenida dos Caiçaras; Estrada do Pernambuco com Praia da Enseada; e Avenida Adhemar de Barros com Avenida dos Caiçaras.

A nova concessão do transporte público revolucionou o serviço prestado: frota é 100% zero km e com ônibus articulados, micro-ônibus e convencionais, além de ônibus turístico e três micro-ônibus executivos. Os veículos dispõem de ar-condicionado, wi-fi, entradas USB e novos abrigos também foram instalados.

A Superintendência de Trânsito e Transporte Público tem feito a manutenção da sinalização viária, fiscalização aos estabelecimentos comerciais para o cumprimento das vagas prioritárias, educação de trânsito, fiscalização de Trânsito atenta aos infratores, além da fiscalização e monitoramento eletrônico do transporte coletivo.

Já em Bertioga, a Secretaria de Segurança e Mobilidade participa também da elaboração do Plano Regional de Mobilidade Sustentável e Logística da Baixada Santista, pela Câmara Temática do Condesb. O tema que a administração inclui é relacionado com a acessibilidade. A frota do transporte público municipal é totalmente adaptada para pessoas com deficiência.

A atual administração tem realizado investimentos em sinalização de trânsito com novas tecnologias, tanto para a sinalização vertical quanto a horizontal. A gestão municipal também tem o compromisso de aumentar o número de ciclovias e ciclofaixas.

Litoral Sul
Em Mongaguá, a Administração Municipal tem se empenhado no amplo programa de pavimentação em todos os bairros. Até agora, foram concluídos aproximadamente 150 mil m2 de vias pavimentadas. A cidade também conta com mais de 22 km de ciclovia, dos quais boa parte com iluminação de LED.

Atualmente, a Avenida Marina, no Centro, está passando por um projeto de revitalização. Além de nova sinalização viária, intervenções de acessibilidade estão sendo implantadas para o uso de pessoas com mobilidade física reduzida. As obras visam diminuir os impactos causados pelas chuvas e reduzir os riscos de alagamentos, dando melhores condições aos turistas, moradores e comerciantes.

 

Em Peruíbe, de acordo com o planejamento preliminar do Plano Plurianual 2022-2025, entre as metas do Departamento Municipal de Mobilidade Urbana estão a de possibilitar aumento de 50% da oferta de pontos de ônibus com abrigos, melhor organização do sistema de transporte no município, implantar o Plano Operacional do Transporte Coletivo, aumento da fiscalização e elevação de 30% do número de passageiros.

 

Também são metas: prestar informações de forma ainda mais clara e objetiva aos usuários do sistema de transporte, capacitar ainda mais os servidores do setor, divulgar ainda mais o serviço de transporte coletivo e aumentar a utilização de ônibus, reduzindo acidentes e salvando vidas. Melhorar ainda mais a gestão e a sinalização, além de elaborar e aprovar o Estatuto de Cargo e Carreira dos Agentes de Fiscalização de Trânsito, composto por lei complementar, são outras ideias. Por sua vez, Itanhaém não respondeu aos questionamentos até o fechamento do caderno.