Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

MRS e Tora retomam acesso ferroviário direto ao Terminal Clia-Betim

07.10.2021 | | Notícias do Mercado

Fonte: MRS
Data: 05/10/2021

A partir de outubro, a MRS restabelece o acesso ferroviário direto ao Terminal Clia-Betim (Centro Logístico Industrial Aduaneiro), operado pelo Grupo Tora. Depois da realização de investimentos na revitalização dos acessos pela ferrovia, as composições da MRS vão transitar diretamente até o terminal, em rotas com origem nos portos do Rio ou no porto de Santos para remoção de cargas em regime de DTA (Declaração de Trânsito Aduaneiro). O transporte teste, com movimentação de carga a partir do porto do Rio, foi concluído com sucesso no dia 1° de outubro.

Para clientes que recebem cargas importadas nos portos do estado do Rio e de São Paulo, a novidade permitirá que essas mercadorias tenham seu processo de desembaraço aduaneiro no Clia-Betim. Isso torna mais sustentável e segura a remoção da carga dos portos, além de reduzir custos finais do processo.

Outro atrativo para realizar o desembaraço de cargas importadas no terminal Clia-Betim são os benefícios fiscais oferecidos pelo Governo de Minas Gerais para os importadores que realizam o processo no estado. Além dos ganhos tributários, a logística ferroviária tem vantagens, como previsibilidade, segurança para a carga, menor volume de emissões de CO2 e redução do custo do seguro, entre outros benefícios.

“As rotas ferroviárias em regime DTA, diretas entre os portos do Rio, o porto de Santos e o terminal Clia permitem a remoção de todas as cargas que podem ser transportadas em contêineres. Dessa forma, diferentes setores da economia de Minas Gerais podem ser atendidos. A região de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, é industrializada e as empresas podem, por exemplo, receber insumos ou matérias-primas por meio da logística ferroviária oferecida pela MRS”, afirma o coordenador comercial da MRS, Luís Resano.

O recinto alfandegado Clia-Betim possui infraestrutura de 75 mil metros quadrados de armazenagem, estrutura para cargas refrigeradas e contêineres. A diretora-presidente da Tora, Janaina Araujo, afirma que a logística multimodal é uma das estratégias da companhia para seguir oferecendo soluções integradas aos clientes. “A diversificação da matriz logística confere um fluxo mais eficiente, oferecendo uma solução mais sustentável, completa e ágil”, destaca.