Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Museu Luiz de Queiroz terá locomotiva cedida pela Rumo

04.08.2020 | | Notícias do Mercado

Locomotiva será colocada em área anexa à Esalq-LOG (Foto: Divulgação)

Os apaixonados por ferrovia poderão ver em breve uma locomotiva, oriunda da empresa Rumo, ser colocada em alguns metros de trilhos de uma área de 3.113 metros quadrados, anexa à Esalq- LOG (Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial), responsável pela construção do Museu “Luiz de Queiroz” de Logística.

A informação foi confirmada pelo coordenador do Museu e membro do IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba – SP), Vitor Pires Vencovsky, durante participação no “Câmara Convida”, da TV Câmara.
O pesquisador publicou em dezembro passado a obra “Ferrovia e Sociedade”, onde faz um panorama do que sobrou das estradas de ferro no país.

Entusiasta pelo tema, o docente defende em Piracicaba a criação de uma ferrovia para o turismo, nos mesmos moldes da “Maria-Fumaça” que percorre o trecho paulista Campinas-Jaguariúna.

“Minha relação com as ferrovias se intensificaram ainda mais quando comecei, em 2006, a fazer os mapas para os produtos editoriais da Revista Ferroviária, empresa jornalística especializada no setor ferroviário que neste ano está completando 80 anos. Ao término do mestrado ingressei no doutorado na mesma instituição e continuei as pesquisas sobre as ferrovias brasileiras até a defesa da tese em 2011”, explicou Vencovsky.

As pesquisas e visitas, segundo ele, continuaram e os resultados estão disponíveis no site www.ferroviaesociedade.com.br

A locomotiva, conta o professor, foi doada pela Rumo, atualmente a maior concessionária de ferrovias no Brasil. “O Estado já teve a Fepasa (Ferrovias Paulistas S.A) e o Governo Federal era detentor da RFFSA (Rede Ferroviária Federal. Este museu é único no país e terá uma grande utilidade para as atividades de educação e pesquisa”, disse o coordenador.

O Câmara Convida é uma produção da TV Legislativa e vai ao ar às sextas-feiras, das 12h às 13h, com a apresentação do jornalista Marcelo Bandeira.

A emissora é sintonizada em sinal aberto da TV digital na frequência de 60.4 UHF, além de ser transmitida pelas operadoras Net (canal 4), Vivo Fibra (canal 9) e no site camarapiracicaba.sp.gov.br no ícone “imprensa”.

A atração também é reproduzida simultaneamente pelas redes sociais no Facebook e Youtube e pela Rádio Câmara Web.

 

Fonte: Jornal de Piracicaba

Data: 01/08/2020