12.08.2024 | ABIFER | Notícias do Mercado
Fonte: Click Petróleo e Gás
Data: 09/08/2024
O Governo Federal está implementando um robusto plano de investimentos na infraestrutura de transportes do Brasil, com um foco especial no Nordeste. Através do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a região nordestina será a principal beneficiada, recebendo um aporte considerável de recursos para a melhoria das rodovias e ferrovias. Em 2024, o total de investimentos previstos para todas as regiões do país é de R$ 24 bilhões, sendo R$ 6,19 bilhões destinados especificamente ao Nordeste.
A melhoria da infraestrutura rodoviária e ferroviária no Nordeste é de extrema importância para a região. Estudos da Confederação Nacional do Transporte (CNT) apontaram que as rodovias em piores condições do país estão no Nordeste. Das dez piores estradas identificadas, sete estão localizadas na região. A má qualidade das vias contribui para a alta incidência de acidentes, afetando diretamente a segurança e a mobilidade da população.
Os investimentos na infraestrutura de transportes do Nordeste têm impacto direto na economia e na qualidade de vida da população. Um exemplo notável é a Rodovia do Vaqueiro, na Bahia. Esta obra de recuperação do trecho da BR-235/BA, entre Campo Alegre de Lourdes e Remanso, foi concluída em abril de 2024 com um investimento de R$ 117 milhões. A rodovia, além de facilitar a mobilidade, resultou em viagens mais baratas e rápidas, reduzindo o custo do trajeto de táxi entre as duas cidades de R$ 100 para R$ 60.
Na região norte, a construção da ponte sobre o Rio Araguaia, que liga Xambioá (TO) a São Geraldo do Araguaia (PA), gerou diversos benefícios. Com um investimento federal de R$ 233,2 milhões, esta travessia é uma das maiores obras sobre rio no Brasil e é estratégica para o escoamento da produção da fronteira agrícola chamada de Matopiba, que engloba os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.
Os investimentos de R$ 24 bilhões em infraestrutura de transportes previstos para 2024 representam um aumento de 197,4% em relação aos R$ 8 bilhões investidos em 2022. Em 2023, foram alocados R$ 14,44 bilhões para a malha rodoviária federal. Esses dados, disponíveis na plataforma ComunicaBR, demonstram o esforço considerável do Governo Federal para melhorar a infraestrutura de transportes no Brasil.
Embora o Nordeste lidere em termos de investimentos regionais, a unidade da federação que receberá o maior volume de recursos é o Rio Grande do Sul, com R$ 2,88 bilhões destinados à melhoria das rodovias e ferrovias federais que cruzam o estado. Na sequência, aparecem a Bahia, com R$ 2,4 bilhões, o Pará, com R$ 1,4 bilhão, Santa Catarina, com R$ 1,2 bilhão, e o Maranhão, com R$ 866 milhões.
Esses investimentos não apenas melhoram a infraestrutura, mas também impactam positivamente a economia local, gerando empregos e facilitando o transporte de mercadorias.
O investimento federal nas estradas do país levou o Brasil a alcançar o melhor Índice de Condição da Manutenção (ICM) da malha rodoviária desde 2016. Em maio de 2024, o ICM chegou a 70% de bom, contra apenas 12% de ruim ou péssimo. O ICM é calculado a partir de levantamentos de campo e classifica cada segmento em quatro categorias: péssimo, ruim, regular ou bom.
Os investimentos contínuos do Governo Federal em infraestrutura de transportes prometem transformar a realidade do Nordeste e de outras regiões do Brasil. Com obras estratégicas e um aumento considerável nos recursos destinados, espera-se uma melhoria na mobilidade, segurança viária e escoamento da produção, beneficiando a economia e a qualidade de vida dos brasileiros.