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Novo Expresso Aeroporto e fim do serviço Connect: confira a evolução da operação na Linha 13-Jade

17.10.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Metrô CPTM
Data: 15/10/2022

O site realizou recentemente visitas técnicas acompanhadas por integrantes da diretoria de Operações da CPTM. Em nossa primeira matéria abordamos a frota de trens e o sistema de sinalização da Linha 13-Jade. Desta vez detalharemos mais aspectos operacionais e os serviços existentes no ramal.

Demanda de passageiros e aspectos operacionais

Atualmente a Linha 13-Jade transporta cerca de 18 mil passageiros por dia. Comparada com as demais linhas da CPTM, trata-se de um número muito pequeno, menor que o carregamento de várias estações individuais.

Essa demanda bastante diminuta faz com que o investimento no ramal seja comparado erroneamente a um “elefante branco”. Cabe citar que a Linha 13-Jade só atingirá seu pleno potencial após diversas ações serem concluídas.

A expansão da linha até Bonsucesso na região leste de Guarulhos poderá atrair boa parte da demanda reprimida, além de estimular economicamente a região. A maior integração com os sistemas de ônibus é igualmente importante. De nada adianta um serviço de alta capacidade sem modos que o alimentem.

Estão ocorrendo também as obras para a expansão do ramal até a estação Palmeiras-Barra Funda. Permitir a conexão entre o terminal intermodal com o Aeroporto poderá atrair grande quantidade de passageiros, dinamizando ainda mais o serviço expresso.

Ônibus e People Mover

A integração entre a estação Aeroporto Guarulhos e o maior terminal aéreo do país é feita ainda por ônibus gerenciados pela GRU Airport. Com intervalo de 15 minutos, os coletivos realizam o traslado gratuito para os terminais 1, 2 e 3.

Estão em curso as obras do People Mover que permitirá uma melhoria substancial no percurso entre a estação ferroviária e o aeroporto. A CPTM indicou que dará apoio técnico para permitir uma integração eficaz. Para tal, parte dos muros de um dos acessos deverá ser parcialmente demolido.

Proteção lateral na estação 

Questionamos a equipe da Diretoria de Operação (DO) sobre a proteção lateral na estação Guarulhos CECAP. Quando da sua inauguração, a estação não contava com o instrumento que, na sua ausência, gerou transtornos após tempestades na região.

Em esclarecimento, foi confirmado que a proteção lateral já fazia parte do projeto da estação, que foi complementada posteriormente com a operação da Linha.

O Expresso Aeroporto

Durante a visita questionamos a respeito das mudanças no Expresso Aeroporto. O serviço foi inaugurado em 2018 em formato bastante restritivo e com cobrança de tarifa adicional. Na época, o passageiro deveria desembolsar R$ 8,80 para usufruir da viagem expressa.

O resultado foi pífio: Trens vazios trafegando em poucos horários. O governo do estado decidiu realizar a reformulação completa do serviço que eliminou dois dos principais problemas para a adesão ao passageiro.

O primeiro deles foi a eliminação da cobrança de tarifa adicional. Classificada como uma “decisão estratégica”, a mudança permitiu maior capilaridade e atraiu mais passageiros ao serviço que liga a estação Aeroporto-Guarulhos ao centro de São Paulo.

A ideia da tarifa era tornar fazer das viagens um “serviço seletivo”. Os ganhos financeiros com a operação eram mínimos.

O aumento das partidas do expresso, de hora em hora, também foi um grande acerto. Além da previsibilidade, a oferta passou a ser maior, facilitando a programação para diversos passageiros.

Outro fator importante. O expresso aeroporto passou a não ser apenas um serviço que leva as pessoas para o aeroporto, mas principalmente para transportar os moradores de Guarulhos e os trabalhadores do aeroporto.

Fim do Connect

No entanto, houve consequências da implantação do novo Expresso Aeroporto. Uma delas foi o encerramento do Serviço Connect que realizava viagens a partir da estação Brás nos horários de pico.

O fim do Connect foi justificado por não existirem mais faixas horárias disponíveis para o serviço. Dentro das possibilidades atuais, impostas pelo sistema de sinalização, tornou-se inviável manter este modelo de operação em conjunto com o novo expresso.

Além disso, o Expresso Aeroporto reformulado buscou desde sua concepção ser um substituto ao serviço Connect. Hoje observa-se que este modelo de operação está apresentando acréscimo constante de passageiros com plataformas lotadas no horário de pico. Lamenta-se apenas a eliminação da parada em Brás no sentido Luz-Aeroporto Guarulhos.

A CPTM chegou a estudar uma parada do Expresso Aeroporto na estação Tatuapé e, até o momento, a atual gestão entendeu que não seria viável realizar o atendimento naquela estação.

A situação, porém, não é definitiva. Estudos podem vir a ser realizados e, caso haja viabilidade operacional, está parada poderá ser incluída no itinerário.