Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

NT Expo 2025 deve ultrapassar os números de 500 marcas expositoras e 44 mil visitantes

27.03.2025 | | Notícias do Mercado

Fonte: NT Expo

Impulsionado por investimentos federais, via Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que reservou R$ 94,2 bilhões até 2026, e pela iniciativa das empresas que operam no modal, o transporte ferroviário de cargas vem consolidando sua importância na matriz de transportes. Desde 2022, a expectativa de aumentar sua participação se mantém, especialmente no suporte à distribuição da produção agrícola e de cargas gerais em todo o país.

Até agosto de 2024, as ferrovias brasileiras registraram o maior volume de cargas transportadas nos últimos seis anos, alcançando 52,47 milhões de toneladas úteis, um crescimento de 9,6% em relação ao mesmo período do ano anterior. Os dados foram divulgados pelo Panorama Transportes da Infra S.A.

Além disso, os negócios na cadeia ferroviária permanecem aquecidos. A missão brasileira, composta por mais de 85 representantes do setor privado e do governo, que participou em setembro da InnoTrans, na Alemanha — um dos mais importantes eventos do setor no mundo —, destacou o interesse crescente de players internacionais no mercado brasileiro.

“O potencial do mercado brasileiro vem chamando a atenção de empresas de toda a cadeia ferroviária internacional, especialmente da Espanha, Portugal e Alemanha, entre outros países europeus. Além dos investimentos de grande monta, há muita inovação na logística ferroviária brasileira, e esses avanços estão sendo amplamente reconhecidos”, avalia Fernando D’Ascola, business manager da NT Expo – Negócios nos Trilhos.

Ferrovias mais verdes, inteligentes e conectadas

Além de networking e negócios, a NT Expo 2025 contará com o Congresso NT Expo, que reunirá líderes da indústria, representantes governamentais, empresários e especialistas do setor metroferroviário. Entre os temas centrais estarão infraestrutura, cibersegurança, inovação, ESG e intermodalidade. O tema principal do congresso será: “Ferrovias conectadas: caminhos mais verdes, inteligentes e competitivos”.

Para acompanhar a programação, clique aqui.

No Congresso NT Expo, o debate sobre infraestrutura ferroviária destacará avanços recentes e desafios, como a integração da malha ferroviária brasileira. Projetos como os Trens Intercidades e a Nova Ferroeste indicam um novo momento para o setor. Contudo, questões como o reaproveitamento de ferrovias devolvidas e o modelo shortline permanecem em pauta, com foco em transformar o modal ferroviário em uma solução estratégica para a logística nacional.

Outro tema importante será a interligação entre ferrovias e portos. Dado o papel do Brasil como um dos maiores exportadores de commodities agrícolas e minerais, otimizar essa conexão é essencial para reduzir custos, aumentar a eficiência e minimizar impactos ambientais. Casos de sucesso e projetos em andamento ilustrarão o potencial dessa integração.

A inovação será um tema transversal, abordando o papel da inteligência artificial, automação e digitalização no setor ferroviário. Também serão discutidos os desafios de cibersegurança, com foco em como equilibrar inovação e proteção contra riscos associados às redes inteligentes.

Como um dos modais mais limpos em emissões de carbono, as ferrovias têm um papel estratégico na transição energética brasileira. O congresso discutirá o futuro de locomotivas elétricas, híbridas e movidas a combustíveis alternativos, como o hidrogênio verde, além de explorar linhas de financiamento e inovações em vagões sustentáveis.

Segundo Hermano Pinto Junior, diretor do Portfólio de Infraestrutura e Tecnologia da Informa Markets, organizadora da NT Expo: “projetos de expansão da malha ferroviária são imprescindíveis para reduzir custos logísticos e impulsionar a competitividade do Brasil. A ferrovia superou a marca de 26% na matriz de transporte de carga, um resultado extremamente positivo para todo o ecossistema de distribuição de cargas e encoraja todos os stakeholders a manterem o entusiasmo no desenvolvimento contínuo do modal ferroviário”.

23ª edição

Na sua 23ª edição, o evento reunirá a cadeia de fornecedores de soluções em equipamentos, serviços e tecnologia para o transporte metroferroviário de 22 a 24 de abril de 2025, no Distrito Anhembi, em São Paulo, em paralelo à Intermodal South America.

No próximo ano, a NT Expo contará com grande participação de empresas brasileiras e internacionais, incluindo estreantes como AGLCompany, New Lathe Technologies, Mosdorfer, Eccomponentes, Eletro Terrivel, Magral & Rubena, Cattron, Oasis Engenharia, Hardlock, Dywdag, Future Rail, Taicang Zhongbo, China Railway Baoji Bridge Group, Suzhou Sudelan Railway Parts Co, TAIZHOU JIUJU TECHNOLOGY CO, PURAN, TAIZHOU JIUJU TECHNOLOGY CO (China) e Vessel Engenharia.

Entre outras marcas de destaque estão SCHUNK, VOITH TURBO, Plasser & Theurer, Robel (Alemanha), Voestalpine Railway Systems, Getzner (Áustria), TIMKEN, Harsco, ENSCO (Estados Unidos), Wabtec, Progress Rail, Loram, Pandrol, Vibtech, Cavan, Conprem & Soneville, Themit, Marcopolo Rail, CPTM, SECHERON, IRON TRAIN, LB FOSTER.E, retornando ao evento, participam em 2025 as marcas em destaque são: Frauscher Sensor Technology, Fox peças, Ecoplan e Siderea (Argentina).

O credenciamento para o Congresso NT Expo e a visita à feira pode ser realizado diretamente no site do evento.

A última edição do evento, em 2023, reuniu mais de 100 marcas nacionais e internacionais, 50 palestrantes, com um público de mais de 4 mil profissionais do setor.

NT Expo – Negócios nos Trilhos – 23ª Edição

Data: 22 a 24 de abril de 2025.

Local: Distrito Anhembi, São Paulo/SP.

Horário: das 13 às 21h.