Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico Ferroviário discute oportunidades para o desenvolvimento do setor no estado

24.11.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Universidade Federal de Viçosa
Data: 21/11/2022

O campus Viçosa sediou, nesta segunda-feira (21), o primeiro seminário do Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico Ferroviário (NDF). O evento reuniu integrantes de instituições federais de ensino superior, autoridades e representantes de empresas do setor ferroviário, com o objetivo principal de apresentar o NDF, coordenado pela UFV. A partir daí, foram discutidas oportunidades de atuação e parceria para o desenvolvimento científico e de inovação tecnológica da área em Minas Gerais.

O Núcleo é resultado de um convênio para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), firmado em 2021, entre o governo de Minas – por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) –, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), das universidades federais de Viçosa e de São João del-Rei e do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Com o protagonismo das instituições federais de ensino superior, sob a coordenação do professor do Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica (DEP) da UFV Júlio Cesar Campos, o NDF incentiva a difusão de conhecimentos, a formação de profissionais e a geração de processos e produtos, além de fomentar colaborações que promovam a atualização, o incremento e a otimização do transporte ferroviário no estado.

De acordo com o professor Júlio Cesar e com a superintendente de Transporte Ferroviário de Minas Gerais, Vânia Cardoso, o Núcleo inicialmente recebeu recursos da Seinfra e de emendas parlamentares alocadas pelos deputados estaduais João Leite e Roberto Andrade. Atualmente, está em sua segunda etapa, com recursos destinados pela Seinfra e pela Fapemig. Tendo como proposta aproximar centros de ciência e setor ferroviário, conforme Júlio Cesar e Vânia, o NDF também vem se fortalecendo com o apoio de outras dez instituições federais e estaduais de ensino superior.

Durante a cerimônia de abertura do seminário, Vânia, que representou o governador Romeu Zema e o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato, ressaltou que o governo acredita que este investimento é importante para o seu avanço. Minas Gerais tem a maior malha ferroviária e conta com a atuação das maiores empresas da área no país, além de abrigar, nas cidades de Sete Lagoas e Contagem, as duas únicas fábricas de locomotivas da América Latina. “Acreditamos neste projeto e que Minas Gerais tem tudo para ser o celeiro de tecnologia do setor ferroviário. Estamos plantando uma semente que crescerá e será uma árvore muito frondosa”, disse.

O presidente da Comissão Extraordinária Pró-Ferrovia Mineira da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o deputado estadual João Leite, também participou da cerimônia e, em sua fala, lembrou o trabalho do estado de criar órgãos e legislações que valorizassem a memória e a vocação ferroviária de Minas Gerais, assim como o transporte como alternativa eficiente e segura. Ele considerou a realização do primeiro seminário como uma coroação do esforço e do potencial do Núcleo.

Para a UFV, segundo o reitor Demetrius David da Silva, é gratificante coordenar essas ações. A instituição está pronta para agregar ciência, tecnologia e inovação, por meio de uma atuação transversal, e contribuir nessa parceria com o apoio do estado, como ele comentou.

Da Universidade, também participaram da cerimônia a diretora do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Danielle Martins, e o professor do DEP Paulo Cezar Büchner, que compôs a comissão organizadora do primeiro seminário do NDF, juntamente com os professores Júlio Cesar e Alexandre Reis, também do DEP, e Roberto de Santana, da Comissão Extraordinária Pró-Ferrovia Mineira da ALMG. Ainda esteve presente a secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de Viçosa, Rita de Cássia Rodrigues.

Durante todo o dia, os inscritos no evento participaram de mesa-redonda, palestra e apresentações de trabalhos técnicos. As fotografias do dia estão no álbum photos.app.goo.gl/hXTZc8PHUNBRY89V6.