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Obras da Linha 2-Verde avançam à espera do “tatuzão”

09.05.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Metrô CPTM
Data: 09/05/2022

As obras de expansão da Linha 2-Verde até a estação Penha compreendem uma extensão de 8 km e mais oito estações. Com capacidade para melhorar os deslocamentos na Zona Leste de São Paulo, os rabalhos têm tido uma boa evolução.

O presidente do Metrô, Silvani Pereira, mostrou em suas redes sociais o avanço das obras dando foco em três estações: Vila Formosa, Santa Isabel e Santa Clara.

Na estação de Vila Formosa está ocorrendo o processo de impermeabilização do poço sobre o revestimento primário. Para isso é aplicado uma manta de PVC ao longo das paredes laterais do poço. Foi nesta estação que o Metrô realizou o maior processo de concretagem de sua história.

Na estação Santa Isabel o Metrô já está trabalhando na escavação dos túneis por onde estarão alocadas as plataformas de embarque e também as vias por onde os trens irão circular. O método adotado é o NATM que consiste de uma escavação manual setorizada. Esse tipo de abordagem garante uma maior estabilidade do terreno quando é realizada a abertura de túneis de grande porte.

Já na estação Santa Clara a companhia realiza a escavação de taludes e o grampeamento do solo com chumbadores. A técnica visa estabilizar o maciço e aumentar a segurança do terreno.

Além das estações, o Metrô também trabalha com a construção dos VSEs, que são os poços responsáveis pela ventilação e saída de emergência. O Metrô concluiu recentemente a concretagem da laje de fundo do VSE Falchi Gianini. Ao todo são 18 frentes de obra que ocorrem de forma simultânea.

A expectativa é de que após a extensão até Penha a Linha 2-Verde possa atender a mais de 1 milhão de passageiros, facilitando os deslocamentos na zona leste da capital e redistribuindo o fluxo de viagens, desafogando a região central do sistema.

Segundo o relatório mais recente do Metrô, a previsão é que as estações Orfanato, Santa Clara, Anália Franco e Vila Formosa sejam abertas em junho de 2026. Já o trecho que compreende Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha deve ser inaugurado em dezembro do mesmo ano.

O atraso se deve aos problemas com o canteiro do Complexo Rapadura, que ficou interditado por cerca de um ano pela Justiça. As obras no local, de onde partirá o tatuzão que escavará os túneis principais, encontram-se na concretagem das paredes diafragma do poço. Enquanto isso, acredita-se que a tuneladora esteja sendo fabricada na Alemanha para entrega entre o final deste ano e o começo de 2023. Com isso, a sua montagem e preparação para início dos trabalhos deverá ocorrer durante o ano que vem.