Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Obras do People Mover de Guarulhos têm início com fundações ao lado da CPTM

04.07.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Metrô CPTM
Data: 01/07/2022

O consórcio AeroGRU, responsável pela implantação do sistema de People Mover do Aeroporto de Guarulhos, deu início às fundações do trecho 1 do projeto, localizado ao lado da estação da Linha 13-Jade, da CPTM.

Imagens postadas em rede social revelam uma perfuratriz executando a perfuração do solo em terreno próximo à passarela da estação Aeroporto Guarulhos, onde será feita conexão do People Mover com a rede metroferroviária – o início nessa área havia sido adiantada ao site pela GRU Airport, recentemente.

O trecho 1 sugere ser o mais simples de execução por conta da disponibilidade do espaço necessário para a implantação da via elevada do sistema Aeromovel, que será usado no projeto. Ele consiste numa via única para os três trens, porém, com uma área de by-pass, ou seja, ultrapassagem no meio do trajeto, a fim de permitir que as composições possam circular simultaneamente em ambas as direções.

A previsão é que o People Mover seja inaugurado no primeiro semestre de 2024, três anos após a previsão original. Ele terá partidas a cada 6 minutos, mesmo tempo de percurso entre a CPTM e o Terminal 3 do aeroporto. A capacidade de passageiros projetada é de 2.000 pessoas por hora/sentido. O sistema terá 2.730 metros de extensão, quatro estações.