Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Opinião – Modernização Ferroviária: o Futuro do Porto de Santos

27.05.2024 | | Notícias do Mercado

Fonte: Diário do Litoral
Data: 23/05/2024

O modal ferroviário desempenha um importante papel no transporte de cargas no Brasil, mas há espaço para melhorias, especialmente em um país de dimensões continentais como o nosso. No Porto de Santos, esse modal é responsável por aproximadamente 30% das cargas movimentadas, e esse número está em constante crescimento. Atualmente, a capacidade ferroviária do porto é de 51 milhões de toneladas por ano, mas há a necessidade de expansão para acompanhar a demanda crescente e melhorar a eficiência operacional.

O Brasil utiliza o modal ferroviário para transportar grandes volumes de commodities. Em 2023, a carga total transportada por ferrovias no país atingiu 530,6 milhões de toneladas úteis, a maior dos últimos cinco anos. O Governo Federal já anunciou um plano de investimentos de mais de R$ 94 bilhões, provenientes de recursos públicos e privados, no transporte ferroviário até 2026. Paralelamente, concessões, leilões e parcerias público-privadas (PPPs) para investimentos em ferrovias também fazem parte da agenda do Governo do Estado de São Paulo. Esses investimentos são fundamentais para o Porto de Santos. A modernização e expansão das linhas ferroviárias conectadas ao porto prometem aumentar a eficiência, reduzir os custos logísticos e potencializar o desenvolvimento econômico regional.

Em Santos, a gestão da infraestrutura ferroviária foi transferida em 2023 para a FIPS (Ferrovia Interna do Porto de Santos), que assumiu a responsabilidade pela operação, manutenção e expansão da ferrovia. Com um contrato de concessão de 35 anos e investimentos previstos na ordem de R$ 1 bilhão nos primeiros cinco anos, o objetivo é aumentar a capacidade de transporte e melhorar a infraestrutura existente, alcançando a capacidade de 115 milhões de toneladas/ano.
A importância da ferrovia para o Porto de Santos não pode ser subestimada. A utilização do modal ferroviário oferece inúmeras vantagens, incluindo a redução de custos logísticos, aumento da competitividade econômica, maior segurança no transporte e a diminuição das emissões de gases de efeito estufa. Além disso, a ferrovia contribui para a descongestão das rodovias, que atualmente são o principal meio de transporte de cargas no Brasil. A diversificação dos modais de transporte é fundamental para um desenvolvimento sustentável e eficiente da logística nacional.

O desenvolvimento econômico e a geração de empregos são perspectivas promissoras com os investimentos na ferrovia. A expansão da capacidade ferroviária do Porto de Santos não apenas aumentará a eficiência do escoamento de cargas, mas também estimulará a economia local, criando novos postos de trabalho diretos e indiretos. O aumento da movimentação de cargas atrairá mais investimentos para a região, fortalecendo o comércio e a indústria local.

Um dos projetos mais significativos é a construção da pera ferroviária, que nada mais é do que um pátio circular que possibilitará o transbordo da carga sem a necessidade de desmembramento do trem. A infraestrutura permitirá o escoamento adicional de 20 milhões de toneladas de graneis vegetais por ano.  A pera ferroviária é uma solução eficiente para otimizar o fluxo de cargas, reduzindo o tempo de espera e aumentando a capacidade de operação do porto. Este projeto faz parte de um conjunto de intervenções que incluem a construção de viadutos para eliminação de passagens de nível, pátios ferroviários e passarelas de pedestres, com o objetivo de melhorar a infraestrutura de acesso ao porto e garantir a segurança da comunidade portuária.

É fundamental continuarmos apoiando e promovendo o desenvolvimento da infraestrutura ferroviária, garantindo que nosso porto permaneça competitivo e eficiente, atendendo às necessidades logísticas do país e impulsionando o progresso econômico.