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Opinião – Pela retomada das ferrovias paulistas!

26.04.2022 | | ABIFER News

Um grande salto para o transporte de cargas e passageiros em São Paulo está em curso no governo Rodrigo Garcia. Trata-se do PEF-SP (Plano Estratégico Ferroviário do Estado de São Paulo), em desenvolvimento na SLT (Secretaria de Logística e Transportes), e do PL (Projeto de Lei) 148/22, em trâmite na Assembleia Legislativa. Esta ação dupla tem como objetivo reativar os mais de 2.500 quilômetros de malha ferroviária inoperante ou subutilizada no Estado de São Paulo e acabar com cena triste que vemos ao viajar pelo Interior paulista: as ‘cicatrizes urbanas’ (trilhos abandonados) que cortam nossas cidades. Assim, por meio da SLT, o governo de São Paulo acaba de criar o GT (Grupo de Trabalho) Ferrovias de SP, que, sob coordenação de Luiz Alberto Fioravante, está desenvolvendo o PEF-SP e tem apresentado nossos planos em reuniões públicas pelos municípios paulistas.

O PEF é necessário porque o cenário em São Paulo há muitos anos é de predomínio do modal rodoviário (84%) sobre o ferroviário (11%). Se nada for feito, com as previsões de crescimento e populacional e de frota de veículos, o cenário daqui a alguns anos é de gargalo no transporte de passageiros e de cargas nas regiões metropolitanas do Estado. O governo Rodrigo Garcia não vai permitir que isto aconteça! E o GT é o embrião deste plano. O setor ferroviário ganhou recentemente seu novo marco no Brasil após a aprovação da Lei Federal 14.273/2021, que permite o deslocamento pelas estradas de ferro através de shortlines (linhas de trajeto curto) a custos menores que os atuais e sob responsabilidade também de Estados e municípios (antes, o controle era só da União). É com base nesta lei federal que o governo de São Paulo redigiu o PL 148/22.

Com o PEF-SP e o PL 148/22 aprovado, o governo de SP poderá executar, por exemplo, o PAM-TL, plano que prevê investimento privado da ordem de R$ 70 bilhões – sendo R$ 54,2 bilhões no modal ferroviário – em cinco regiões metropolitanas: São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e São José dos Campos. Sobre a Linha Verde, as empresas interessadas em sua criação já apresentaram os projetos iniciais e, no momento, a SLT realiza encontros técnicos para chegar a modelo viável – a licitação deve ser aberta este ano. O novo corredor será alternativa inteligente, sustentável (já que se trata de rodoferrovia carbono zero, com possibilidade até de iluminação com energia solar) e moderna para o escoamento de toda a produção nacional. Com essas ações, estamos mostrando que governar, no caso de São Paulo, não é só abrir estradas e melhorar as atuais. Governar é também planejar a retomada do modal ferroviário!

João Octaviano Machado Neto é engenheiro civil e secretário de Logística e Transportes do Estado de São Paulo

Diário do Grande ABC
12/04/2022