31.01.2020 | ABIFER | Notícias do Mercado
Governo Bolsonaro espera atrair até 52,8 bilhões de reais em leilões para investimentos em ferrovias. Os leilões serão da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e da Ferrogrão. A primeira localizada na Bahia e a segunda no Mato Grosso. Além disso, a gestão vai contar ainda com a renovação antecipada de outras quatro concessões de estradas de ferro. As informações foram divulgadas pela Gazeta do Povo.
Vale lembrar que o Brasil, apesar de ser um país continente, não possui uma malha ferroviária grande ou extensa comparado a outras nações de grande dimensões como a Índia ou os Estados Unidos.
O valor de outorga mínimo será de 143 milhões de reais. A cifra foi definida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) que aprovou o plano de outorga em novembro de 2019. A previsão para o edital do leilão para ser publicado é no segundo trimestre, já que o leilão está previsto para o 3º trimestre.
O leilão Ferrogrão será um pouco diferente do leilão da Fiol, já que o vencedor do trecho mato-grossense terá que tirar o trecho ferroviário do papel.
As renovações que o governo espera conseguir antecipadamente são a Rumo Malha Paulista, a Estrada de Ferro Carajás, a Estrada de Ferro Vitória-Minas e a MRS Logística.
Fonte: Eu quero investir!
Data: 30/01/2020