Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 abifer@abifer.org.br
pt-bren

Parceria incentiva inovação na indústria ferroviária brasileira

19.04.2021 | | Notícias do Mercado

EMBRAPII e ABIFER assinam acordo para promover a inovação industrial. Iniciativa deve trazer economia a setores que fornecem às linhas férreas para transporte de carga e de passageiros

 

A ferrovia representa uma importante alternativa para o transporte de carga e de passageiros, sobretudo em países cujas dimensões continentais demandam esforço para a integração regional. Para contribuir com a expansão desta infraestrutura, a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) e a Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER) se uniram e assinaram um acordo de Aliança Estratégica de fomento à pesquisa e inovação. A cerimônia online aconteceu na última quinta-feira (15).

“O Acordo de Cooperação assinado de forma virtual no último dia 15 de abril, entre a EMBRAPII e a ABIFER, é um marco de relevância para nossa entidade e suas associadas, dada a excelência dos projetos de pesquisa e inovação desenvolvidos pela EMBRAPII ao longo dos anos de sua profícua existência”, celebra Vicente Abate, presidente da ABIFER (Associação Brasileira da Indústria Ferroviária).

O acordo vai aproximar as relações do setor com a rede de Unidades EMBRAPII, importantes centros de pesquisas no Brasil, e torná-lo referência para atividades de pesquisa e inovação para toda a cadeia produtiva do setor ferroviário. As Unidades EMBRAPII possuem competências que podem contribuir para superar os desafios tecnológicos das empresas com soluções em biotecnologia, materiais avançados, Manufatura 4.0 e Tecnologias da Informação, que podem promover um processo produtivo mais econômico e sustentável, entre outros.

“A ferrovia é um importante modal logístico, fundamental para um país com as dimensões do Brasil. O sistema ferroviário atende diferentes setores como o agronegócio, a mineração, siderurgia e de petróleo e gás. Com o desenvolvimento de novas tecnologias pela indústria, será possível ampliar a capacidade das linhas férreas brasileiras, tornando-as ainda mais eficientes e, consequentemente, potencializando a competitividade de empresas nacionais que utilizam o transporte ferroviário”, destaca o diretor-presidente da EMBRAPII, Jorge Guimarães.

A primeira iniciativa oriunda do acordo já está definida: a multinacional WABTEC, fabricante de locomotivas e componentes ferroviários, participa de três EMBRAPII DAY, encontro que reúne representantes da empresa com pesquisadores das Unidades EMBRAPII para discutirem possibilidades de inovação. O debate acontece nas áreas de eficiência energética, tecnologias digitais, materiais e manufaturas.

A aliança com a ABIFER se soma a uma série de ações da EMBRAPII com o objetivo de fortalecer laços com setores industriais específicos. A instituição também mantém acordos com a Abiquifi (Associação Brasileira da Indústria de Insumos Farmacêuticos), ABBI (Associação Brasileira de Bioinovação), Abimo (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos), ABTCP (Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel), ABAL (Associação Brasileira de Alumínio), ABINEE (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil), IBRAM (Instituto Brasileiro de Mineração), ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), ABENDI (Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção) e Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores).

 

Fonte: Assessoria de Imprensa – EMBRAPII