Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Parte da segunda fase do VLT deve ser entregue até a temporada de verão

14.04.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: G1
Data: 12/04/2022

As obras da segunda fase do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) em Santos, no litoral de São Paulo, devem ser concluídas entre os meses de novembro e dezembro, para a chegada da temporada de verão. É o que garantiu o secretário de Transportes Metropolitanos, Paulo Galli, que visitou as obras do VLT após se reunir com autoridades da região, nesta terça-feira (12).

O encontro, realizado no Paço Municipal, contou com a participação do secretário, do prefeito de Santos, Rogério Santos, e do diretor-presidente da EMTU, Marco Antonio Assalve. Eles discutiram os avanços das obras da segunda fase do VLT em Santos.

O segundo trecho do VLT conta com investimento de R$ 218 milhões do Governo do Estado. Com capacidade para transportar 35 mil pessoas por dia, ele ligará a Linha 1 Barreiros – Porto (a partir da estação Conselheiro Nébias) até a região central de Santos. Serão oito quilômetros de extensão e sete trens, com 14 estações.

Segundo o prefeito Rogério Santos (PSDB), a atual fase de obras é extremamente complexa por envolver interdições de ruas, questões de energia elétrica e etapas de drenagem. “A região central mudou muito nos últimos anos. Parte dela o trânsito é totalmente intenso. Ou seja, envolve um grande trabalho”, dispara.

De acordo com o secretário de Transportes Metropolitanos, Paulo Galli, o ritmo da obra já melhorou, porém, ainda precisa de novos ajustes. “A parte mais complicada é a obra acontecer com moradores ao redor e comércios abertos. Tudo isso é um grande desafio pois interfere na vida das pessoas”, acrescenta.

Ainda segundo o secretário, 40% da drenagem já está executada e 25% do esgoto concluído. “Essa parte do trabalho é essencial, mesmo que a população não acompanha. Acelerar até novembro é algo fundamental neste processo, principalmente, por conta dos problemas de possíveis enchentes”.

Galli disse ainda que, para entregar as obras dentro do prazo, foi preciso acelerar o ritmo dos trabalhos e duplicar o número de operários. Com isso, segundo ele, já houve um avanço de 20% nas obras.

“Nós queremos que até novembro, dezembro, boa parte [das obras] seja concluída para interferir o mínimo possível. Aí, chega o verão e é importante que isso tenha sido resolvido”, disse o secretário.

Nesta semana, um novo cronograma deve ser definido com pontos de interdições, prazos e previsão de novos comunicados à população.