Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Piracicaba estuda adotar VLT a hidrogênio

24.08.2023 | | Notícias do Mercado

Fonte: ViaTrolebus
Data: 18/08/2023

A cidade de Piracicaba, no interior do Estado de São Paulo, planeja instalar um Veículo Leve sobre Trilhos – VLT. Em um comunicado, a administração municipal informou que o prefeito Luciano Almeida recebeu a visita de diretores da Hyundai, com o objetivo de discutir a implantação de projetos.

O Executivo vai solicitar estudo de viabilidade econômica para a instalação do bonde moderno movidos a hidrogênio na cidade.

O prefeito diz que a instalação do meio de transporte poderá tanto fortalecer a exploração dos pontos turísticos da cidade, numa extensão de no máximo 2 km, quanto viabilizar o transporte entre cidades da região, utilizando a malha ferroviária que ainda existe no local.

Precisamos dar um start e desenvolver um projeto-piloto que avalie a possibilidade financeira e estrutura operacional para a realização do mesmo. A ideia é utilizar a expertise da Hyundai e buscar outros parceiros interessados na execução deste projeto”, afirmou Luciano.

VLT a Hidrogênio

A Hyundai Rotem desenvolveu um veículo leve sobre trilhos – VLT movido a célula de combustível de hidrogênio. O protótipo é parte de um projeto nacional que visa fortalecer a posição dos fornecedores sul-coreanos no mercado global de trilhos leves, adaptando as tecnologias existentes do setor automotivo.

O novo veículo foi apresentado na Korea Railways & Logistics Fair em Busan. Espera-se que o desenvolvimento seja concluído até o final do ano a um custo total de 42,4 bilhões de won, incluindo uma contribuição do governo de 28,2 bilhões de won.

A célula de combustível de hidrogênio é usada para fornecer energia de tração e carregar a bateria. O VLT tem um alcance de 150 km entre recargas.

A pesquisa e o desenvolvimento começaram em 2021. O projeto apoiado pelo Ministério do Comércio, Indústria e Energia incluiu o Hyundai Rotem. Korea Institute for the Advancement of Technology, Korea Railroad Research Institute, Korea Automobile Research Center e Ulsan Tecno Park.