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Plano da MRS construirá via exclusiva para trens de carga entre Jundiaí e Barra Funda

09.11.2023 | | Notícias do Mercado

Fonte: Diário dos Trilhos
Data: 08/11/2023

A MRS Logística, empresa do transporte ferroviário de carga tem em mãos um projeto de grande porte com investimento bilionário para acabar com o uso dos trilhos em compartilhado com os trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) na Linha 7-Rubi, este é o Segregação Noroeste ou SNO.

O SNO é o projeto para construção de um trilho único, ou seja, via singela para uso por trens de carga apenas partindo de Jundiaí até a Barra Funda no centro da capital paulista, conforme documento do Estudo de Impacto Ambiental apresentado a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), onde somente para a separação é previsto um investimento de R$ 1.329.484.400,76 (um bilhão, trezentos e vinte e nove milhões, quatrocentos e oitenta e quatro mil, quatrocentos reais e setenta e seis centavos), aportados pela operadora cargueira.

Este valor trata-se não só da separação das vias, mas outras importantes obras necessárias para viabilizar o projeto.

Um deles é a construção de novo túnel em Botujuru ao lado do existente para criar uma passagem exclusiva dos trens de carga, para eliminar o uso compartilhado atualmente feito com os trens da Linha 7-Rubi.

Ainda de acordo com o documento apresentado à CETESB, o prazo da obra é de 112 meses, portanto, pouco mais de nove anos totais para sua execução, e devem começar antes da construção do Trem Intercidades  já que “uma vez expedida a Licença Ambiental Prévia, a MRS atuará no sentido de apresentar os projetos detalhados e o Plano Básico Ambiental objetivando a expedição das primeiras Licenças de Instalação.”

Somente com o começo desta grande obra, estará em curso a fase preliminar da concessão do TIC que pode durar 18 meses e as intervenções da MRS não podem causar impactos notáveis ao serviço da Linha 7-Rubi, essa devendo operar como de costume até Jundiai.

Dentro desses nove anos, as obras começam no trecho de Campo Limpo Paulista e Jundiai, ainda no primeiro ano, assim como o trecho de Pirituba  a Franco da Rocha.

As intervenções são parte das medidas necessárias para viabilizar a construção e funcionamento do Trem Intercidades que ligará São Paulo a Campinas com viagem de pouco mais de uma hora, viajando em trens de maior velocidade, conforto e segurança.

O leilão que levará ao conhecimento do concessionário e futuro operador deste sistema está marcado para 29 de fevereiro de 2024 em  São Paulo.