23.01.2025 | ABIFER | Notícias do Mercado
Fonte: Correio Braziliense
Data: 23/01/2025
Imagem: criada por IA
O governo vai lançar, na primeira quinzena de fevereiro, um plano nacional para o desenvolvimento ferroviário. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (23/1) pelo ministro dos Transportes, Renan Filho. Com previsão de R$ 100 bilhões em investimentos, projeto destinará para iniciativa privada a concessão de cerca de 4.700 quilômetros de novas ferrovias.
“Vamos divulgar os projetos, discutir com o mercado e com os investidores. Vai ser super relevante porque é muito necessário que a gente retire carga e coloque nas ferrovias para evitar os conflitos rodoviários que o Brasil ainda vive”, disse o ministro em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
O governo prevê um financiamento de até 20% dos recursos necessários para a viabilização das obras, projetando o impulsionamento do transporte de cargas por ferrovias, para a redução de conflitos no modal rodoviário nacional.
O objetivo do plano é conectar regiões estratégicas do Brasil e favorecer o escoamento de produção industrial e agrícola do país, beneficiando os portos do Norte e do Nordeste.