Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

PPI ganha status de secretaria na Economia

04.02.2020 | | Notícias do Mercado

Mesmo com saída do órgão da esfera da Casa Civil, a secretária Martha Seillier será mantida no cargo

 

Responsável por coordenar os preparativos técnicos para concessões e privatizações, o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) será convertido em uma nova secretaria especial do Ministério da Economia, após deixar a Casa Civil. A atual secretária, Martha Seillier, continuará no cargo. A mudança foi decidida numa reunião do ministro da Economia, Paulo Guedes, com Martha e o secretário de Desestatização, Desinvestimentos e Mercados, Salim Mattar. A orientação do ministro ao PPI foi “maximizar esforços” com a área de Salim “para acelerar o programa de privatização de empresas estatais”.

O status de secretaria especial dá mais peso ao PPI do que indicavam as conversas de bastidor na semana passada. Até então, um desenho provável seria a transferência da estrutura, ou parte dela, para a secretaria de Salim – que, apesar do nome, não tem uma estrutura dedicada às privatizações. A decisão demonstra a importância atribuída pelo ministro Guedes aos trabalhos técnicos do PPI.

A mudança reforça o papel central ocupado pelo Ministério da Economia na geografia da Esplanada dos Ministérios. Em tese, reduzirá atritos na área técnica. Quando subordinado à Casa Civil, o PPI era acusado pela área econômica de “travar” há 7 horas Brasil as privatizações. Tentava impor sua posição sem, porém, ter força para tanto. Com isso, os processos atrasavam.

 

Fonte: Valor

Data: 04/02/2020