Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Prefeitura de Gurupi participa de reunião sobre o Projeto Cidade-Ferrovia, da VALEC

26.05.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Site da Prefeitura de Gurupi (TO)
Data: 24/05/2022

A prefeita de Gurupi, Josi Nunes, participou de uma reunião online realizada pela VALEC Engenharia, Construções e Ferrovias S/A, empresa pública federal, vinculada ao Ministério da Infraestrutura. A empresa apresentou, de forma detalhada, o projeto Cidade-Ferrovia. O projeto tem por objetivo realizar rodadas de negócios em municípios estratégicos, identificando potenciais investidores e incentivando o investimento em infraestrutura de transportes nessas regiões. O encontro remoto aconteceu na tarde desta segunda-feira, 23, e também contou com secretários da pasta de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, e Desenvolvimento Urbano.

Além disso, o projeto surge como forma de acelerar o número de concessões das áreas ao mercado privado, através da união de forças de todos os entes em potencial envolvidos na operação, em especial das prefeituras onde se localiza as áreas disponíveis da VALEC. Assim, o empresário poderá realizar o transporte dos produtos contratando a concessionária atual ou até implantar sua própria área de terminal na região de Gurupi, isso por meio de uma nova concessão.

De acordo com Vitor Danilo Miranda de Castro, Superintende de Negócios e Inovação da Valec, o município de Gurupi se destaca por ser uma das seletas cidades providas de acesso direto e estratégico à Ferrovia Norte-Sul, e pode fazer parte, por meio do projeto, desse processo de aceleração do desenvolvimento econômico e social que é oferecido por meio do desenvolvimento das facilidades voltadas para infraestrutura de transportes.

“A VALEC acredita que com a participação massiva do setor produtivo do município e, eventualmente da região que possa se beneficiar da conectividade logística oferecida pelo município de Gurupi, com o apoio da Prefeitura e/ou suas Secretarias podemos viabilizar a ocupação eficiente dos mais de 31 hectares atualmente disponíveis e completamente desembaraçados, para o desenvolvimento logístico-ferroviário da região,” explicou o superintende durante a reunião.

A empresa também anunciou um cronograma com datas de apresentação do ‘Cidade-Ferrovia’ para alguns municípios do país que contempla Gurupi. Cronograma já validado pela prefeita Josi Nunes que reforçou o interesse na parceria. “A partir desta reunião já estamos de fato fechados com a VALEC para realizar o evento do Projeto Cidade-Ferrovia, em Gurupi. Daqui pra frente, os encontros serão apenas para acertar detalhes logísticos e de contato com os empresários. Estamos fazendo um esforço cada vez maior para ver a viabilidade da ferrovia Norte e Sul no nosso município. Temos pressa em agilizar tudo isso. Sabemos o quanto isso traz crescimento e geração de empregos para nossa cidade,” frisou a prefeita no encerramento da reunião.