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Prefeitura de SP faz novas contratações para VLT no centro

03.02.2025 | | Notícias do Mercado

Fonte: ViaTrolebus
Data: 31/01/2025

A Prefeitura de São Paulo avançou com novas contratações para o projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) no centro da cidade. Os acordos foram firmados por meio da São Paulo Urbanismo.

A empresa Geométrica Engenharia de Projetos Ltda será responsável por realizar o levantamento topográfico, estudos hidrológicos e do sistema de drenagem, além do projeto de drenagem, infraestrutura, obras de arte especiais e pátio de manutenção.

Além disso, a empresa também ficará encarregada de desenvolver estudos sobre a infraestrutura da via e suas interseções, assim como os projetos do pátio de manutenção, do Centro Integrado de Operação e Manutenção (CIOM), e dos trabalhos de movimentação de terra e terraplanagem.

O contrato tem um valor de R$ 2,15 milhões (R$ 2.151.111,05) e uma vigência inicial de oito meses, a partir da emissão da ordem de serviço, com possibilidade de prorrogação.

O projeto do Bonde SP

Em 2023, a Prefeitura de São Paulo anunciou a intenção de implementar um sistema de VLT no centro da cidade, batizado de “Bonde SP”. Este novo modal visa modernizar a mobilidade urbana na região central e impulsionar sua revitalização.

Trajeto planejado

Os estudos preliminares apontam para uma rede de aproximadamente 12 km, composta por duas linhas que interligariam cinco terminais de ônibus, nove estações de metrô e duas da CPTM. Essas linhas se cruzariam na Avenida São João e contariam, ao todo, com 27 estações de embarque.

No que diz respeito à integração com o sistema de ônibus, o VLT terá conexão com os Terminais Dom Pedro II, Bandeira e Princesa Isabel, facilitando o deslocamento de passageiros vindos das zonas leste, sul, norte e oeste.

O trajeto também contemplará pontos estratégicos da cidade, como o Vale do Anhangabaú, Parque da Luz, Largo do Paissandu, Largo do Arouche, Praça da Sé, Praça Dr. João Mendes, Praça da República, Parque Dom Pedro II e o Parque Minhocão.

Operação e funcionamento

A rede será composta por duas linhas, com um tempo médio de percurso estimado em 45 minutos e velocidade operacional de 18 km/h. O sistema contará com um operador a bordo, e cada veículo terá capacidade para transportar até 447 passageiros.

O serviço funcionará das 6h à 0h, com nove trens em circulação simultaneamente. Cada linha terá 13 estações:

  • Linha Vermelha: atenderá principalmente as regiões da Santa Ifigênia e Bom Retiro.
  • Linha Azul: cobrirá o entorno da República e da Sé, com operação nos dois sentidos.

Os trens serão compostos por cinco carros em cada composição.

Previsão de inauguração

De acordo com informações divulgadas durante a 30ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, a previsão de inauguração do Bonde SP é para o ano de 2027.