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Presidente da CPTM confirma estações João Dias e Mendes para o segundo semestre

24.06.2021 | | Notícias do Mercado

Fonte: Diário do Transporte
Data: 22/06/2021

De acordo com Pedro Moro, companhia também procura investidores privados para outras estações sustentáveis; João Dias terá porão de cabos sob plataforma que permite que trabalhadores atuem em pé, dispensando o modelo de espaço confinado

 

O presidente da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), Pedro Moro, disse na manhã desta terça-feira, 22 de junho de 2021, que estão confirmadas aos menos duas entregas de estações da linha 9 Esmeralda para o segundo semestre deste ano: João Dias e Vila Natal/Mendes.

A informação foi dada em visita feita pelo Diário do Transporte e demais portais de mobilidade aos canteiros das obras da estação João Dias.

Uma das novidades verificada pela reportagem é a área baixo da plataforma, o porão de cabos que atende à nova legislação que prevê não ter o chamado espaço confinado, ou seja, os trabalhadores conseguirão exercer suas tarefas em pé.

Área maior embaixo de plataformas vai possibilitar trabalho mais seguro

A construção da estrutura da estação João Dias está por conta da iniciativa privada.

A Brookfield Properties deve investir R$ 60 milhões no equipamento, localizado em frente a um dos maiores empreendimentos imobiliários da empresa. Pelo local, devem passar diariamente cerca de 10,7 mil pessoas.

A estação deve seguir também conceitos de sustentabilidade, com energia solar e captação de água da chuva, por exemplo.

Máquina atua em canteiro de obras da estação João Dias nesta terça-feira, 22 de junho de 2021

Na entrevista, Pedro Moro disse ainda que a companhia busca parcerias com a iniciativa privada para que mais estações que estejam em operação sejam sustentáveis.

Como mostrou o Diário do Transporte, a primeira estação sustentável nos atuais moldes de parcerias com a iniciativa privada foi a Vila Olímpia, também da linha 9.

A entrega ocorreu em 01º de junho de 2021 e a estrutura possui 234 placas solares que vão zerar a tarifa de energia elétrica do local. A estação ainda conta com um novo bicicletário para 90 bicicletas e sistemas de captação de água de chuva.

Relembre.

Em relação à estação Vila Natal/Mendes, também da linha 9, a estrutura faz parte do primeiro trecho do prolongamento da linha até Varginha, no extremo Sul.

Estas obras são bancadas com recursos públicos.

Sobre o segundo trecho, entre Mendes e Varginha, a previsão de entrega é somente 2022, como já havia anunciado o governador João Doria.

Relembre.

 

ESTAÇÃO PIRELLI:

O presidente da CPTM, Pedro Moro, comentou ainda sobre a Estação Pirelli, em Santo André, da linha 10-Turquesa.

As notícias, entretanto, não são de pleno avanço.

Ainda não foi firmada uma parceria entre a prefeitura de Santo André e a iniciativa privada para a obra.

“A Estação Pirelli é uma parceria da CPTM com a prefeitura de Santo André num primeiro momento que ficou de fazer o projeto. A prefeitura está buscando seus parceiros para fazer o projeto e aí, numa segunda etapa, trazer o parceiro privado para implementar a estação. Então, a gente aguarda a definição do projeto pela prefeitura” – disse.

Aguardada pela população do ABC, a nova estação Pirelli deve ser construída nos moldes da João Dias, com recursos privados, e com a implantação, deve haver uma remodelação nas linhas de ônibus municipais de Santo André, em especial do sistema tronco-alimentado de Vila Luzita, hoje operado pela Suzantur.

Linhas troncais, como a TR 101, que passam pelo corredor capitão Mário Toledo de Camargo, podem ter parte das viagens apenas até a futura estação Pirelli.

O assunto é estudado pela prefeitura porque, apesar da conexão com os trens, na estação Pirelli não será possível outras complementações de viagens para quem mora nas regiões de Vila Luzita, Vila Suíça, Humaitá e Homero Thom, por exemplo, como a conexão com os trólebus do Corredor ABD e as linhas municipais do sistema SATrans que não fazem o eixo da Perimetral, como B63, I08 e I03.