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Presidente do Metrô promete sete estações com portas de plataforma na Linha 3 em 2022

09.09.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Metrô CPTM
Data: 08/09/2022

Enquanto convive com situações dramáticas como a queda de uma passageira deficiente visual na via na estação Trianon-MASP, que estava sem apoio de um funcionário, o Metrô tenta avançar com a instalação das portas de plataforma em suas estações.

Atualmente, apenas a Linha 15-Prata possui PSDs (como são chamadas na sigla em inglês) em todas as paradas. Além disso, as linhas 4-Amarela e 5-Lilás, operadas pela iniciativa privada, também contam com o equipamento.

Já nos três ramais mais antigos, as portas de plataforma são raridade. Apenas sete das 57 “estações” (considerando locais que atendem a mais de uma linha como Sé) possuem fachadas no momento.

Linha 2-Verde é a que mais oferece as PSDs – quatro das 14 estações – enquanto a Linha 1-Azul acaba de receber as fachadas nas estações Jabaquara e Tucuruvi. Já na Linha 3-Vermelha o recurso é usado apenas na estação Vila Matilde, fruto de um contrato antigo e que foi rescindido.

É justamente a Linha 3 o foco inicial do Consórcio Kobra, que foi contratado para instalar nada menos que 88 fachadas nas três linhas. Após um período de incertezas com questionamentos judiciais, a empresa reiniciou o trabalho pelas estações Belém e Bresser-Mooca.

No entanto, o projeto avança lentamente, como se constata em um vídeo postado pelo presidente do Metrô, Silvani Pereira. Nele, funcionários preparam a instalação da base que sustentará as fachadas, que estão sendo fabricadas na Coreia do Sul.

Tudo leva a crer que o Kobra então instalará os módulos de fachada para então iniciar os testes de funcionamento. Por ser um equipamento novo na companhia, é de se esperar um tempo razoável para o trabalho ser concluído.

Sete estações em 2022

Apesar disso, Silvani se mostrou otimista ao prever que outras cinco estações da Linha 3-Vermelha contarão com portas de platafoma em 2022. São elas Pedro II, Carrão, Guilhermina-Esperança, Corinthians-Itaquera e Palmeiras-Barra Funda, além de Belém e Bresser. Trata-se, no entanto, de uma meta inferior a original, que incluía também as estações Penha, Patriarca-Vila Ré e Arthur Alvim.

Corinthians-Itaquera e Palmeiras-Barra Funda fazem parte de outro contrato, com a Alstom, e que já detém um expertise maior na instalação, o que faz crer que a meta é possível.

Ao todo, o Metrô tem contratado 42 pontos de instalação de PSDs, novamente considerando estações com plataformas duplas. Faltarão ainda oito estações, todas na Linha 2-Verde, que ainda não têm fornecedor definido.

Ironicamente, entre elas está Trianon-MASP, onde houve a queda da passageira no dia 1º de setembro. Felizmente, ela conseguiu sobreviver ao se abaixar na via quando o trem chegou à estação.