Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Primeira ferrovia do país ganha mostra permanente em Petrópolis

13.04.2023 | | Notícias do Mercado

Fonte: Diário do Rio
Data: 12/04/2023

No próximo domingo (16/04), Petrópolis ganha a mostra permanente “Painel de Cerâmica na Cidade Imperial” para promover a memória histórica da Estrada de Ferro Mauá. Idealizado pela artista plástica e ceramista Rane Bessa, três painéis de cerâmica para visitação permanente, e a céu aberto, são instalados na Praça de Nogueira – local onde funciona o Centro Cultural Estação Nogueira, que tem preservada a história da ferrovia no município de Petrópolis.

A partir de um concurso nacional, trinta e cinco participantes enviaram suas propostas e duas artistas foram selecionadas pelas curadoras Patrícia Pedrosa, doutora em História da Arte pela UFRJ e por Rane Bessa. s imagens selecionadas recriam a importância da primeira ferrovia do país para o progresso do Brasil, busca despertar o valor histórico e artístico da identidade brasileira com a chegada do transporte ferroviário e promove a importância das locomotivas como patrimônio cultural.

A mostra permanente “Painel de Cerâmica na Cidade Imperial” ganha acessibilidade nos painéis “Transporte e Independência”, que recebem um QR Code com áudio descrição das imagens e o texto da curadora em libras. Além do circuito de painéis, um mini doc captado e editado por Sophia Azara traz imagens dos bastidores da execução da mostra, bem como a importância da parceira com o Centro Cultural Estação NogueiraApós a sua inauguração, durante o mês de abril, visitas guiadas com alunos da rede pública de ensino do município de Petrópolis, serão realizados pela curadora Patrícia Pedrosa.

O projeto “Transporte e Independência” nasceu com o intuito de celebrar os 200 anos da Independência do Brasil ao resgatar as experiências e memórias da importância dos transportes para o progresso do país. Ele conta com o patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria do Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do Edital Retomada Cultural 2.

A Guia de Pacobaíba foi inaugurada em 30 de abril de 1854. O projeto de Irineu Evangelista de Souza, que mais tarde ficou conhecido como Visconde de Mauá, pretendia ligar a cidade do Rio de Janeiro ao Vale do Paraíba e, mais tarde, a Minas Gerais. O objetivo da ferrovia era facilitar o transporte de produtos e mercadorias, em especial o café, que era um principais produtos da época.