Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Projeto Pera melhorará o transporte ferroviário na região

17.01.2020 | | Notícias do Mercado

O investimento para execução integral do projeto é de aproximadamente R$ 1,5 milhão

 

Um dos assuntos em pauta na Acit (Associação Empresarial de Tubarão) é o desenvolvimento logístico da região. Depois de participar ativamente das reuniões com o Porto de Imbituba, SC PAR e Associações Empresariais da região, em 2019, com o objetivo de ampliar a competitividade daquele modal, que este ano registrou números positivos em sua operação, a Associação recebeu agora em janeiro, mais uma notícia positiva: a conclusão de um projeto que ampliará a linha férrea na área interna do Porto de Imbituba, conhecido como projeto “Pera”.

O projeto chamado Pera Ferroviária tem como objetivo construir uma extensão de trilhos no formato de uma pera (equipamento necessário para o giro do trem), para os desvios de manobra no pátio. Ele foi concebido pelos setores de Engenharia da Ferrovia Tereza Cristina e do Porto, em 2019, e é uma obra necessária para atender a demanda de transporte de contêineres de carga geral, que se origina no Sul de Santa Catarina com destino ao Porto de Imbituba, por via férrea.

Este projeto dentro do porto de Imbituba, iniciou a partir de uma demanda da Ferrovia, apresentada à Acit, que resultou em uma reunião com o presidente do porto, Jamazi Ziegler e com o diretor administrativo e financeiro do porto, Alexandre Pinter, em março de 2019, oportunidade em que foram autorizados os inícios dos projetos e procedimentos para liberação da obra.

“A Acit tem como um de seus propósitos, articular os esforços e necessidades entre os entes da sociedade. Poder acompanhar de perto projetos como este, importantes para o desenvolvimento, serem efetivados, reforça o papel da Associação”, explica o presidente Edson.

Fonte: NotiSul
Data: 15/01/2020