Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Quais projetos o Metrô pode entregar ainda em 2022

28.11.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Metrô CPTM
Data: 26/11/2022

O atual mandato estadual, que teve como governadores João Doria (sem partido) e desde abril, Rodrigo Garcia (PSDB), está prestes a se encerrar em 31 de dezembro. A gestão tucana teve muitos altos e baixos, passou por uma crise sanitária sem precedentes e agora caminha para suas últimas semanas antes de o cargo ser transmitido ao governador eleito Tarcísio Freitas (Republicanos).

Enquanto é cedo para um balanço, este site analisa aqui os projetos metroferroviários que estão em curso e que tinham alguma chance de conclusão em 2022. Neste artigo, abordamos o escopo do Metrô:

Extensões operacionais da Linha 15-Prata

A gestão tirou do papel duas extensões operacionais do ramal de monotrilho com o objetivo de otimizar a operação. Após a nova Jardim Colonial, a área de manobra servirá para acabar com a necessidade de troca de trens em São Mateus, já após Vila Prudente, a ideia é utilizar as duas plataformas para ampliar as partidas. Das duas, o track-switch sobre a Avenida Ragueb Chohfi deve ser inaugurado nos últimos dias do ano.

Portas de plataforma em Bresser, Pedro II, Tatuapé, Carrão, Guilhermina Esperança e Palmeiras-Barra Funda

O presidente do Metrô, Silvani Pereira, tem listado essas estações como meta de montagem das fachadas. Difícil que elas entrem em operação neste ano, mas algumas podem avançar bastante até o final de dezembro. Além de Belém e Corinthians-Itaquera, as estações Bresser-Mooca, Pedro II e Palmeiras-Barra Funda têm chances de avançarem nas próximas semanas. As demais devem ficar para 2023.

Edital de novos trens da Linha 2-Verde

A encomenda de 44 novos trens é aguardada com ansiedade já que será uma das maiores licitações do gênero no Metrô. Embora muitos detalhes já estejam definidos, parece difícil que a publicação do edital ocorra ainda em 2022, embora exista chance de ocorrer.

Chegada do primeiro trem da BYD para a Linha 17-Ouro

Prevista para ocorrer no final, o embarque do primeiro trem da BYD Skyrail para a Linha 17 só deverá ocorrer em 2023. A fabricante tem cumprido o cronograma de montagem dos 14 trens, porém, as restrições sociais que vigoram na China dificultaram o envio de funcionários do Metrô ao país, o que só ocorreu recentemente.

Conclusão do lançamento das vigas-trilho Marginal da Linha 17

Enquanto espera pelos trens, a Linha 17 está na reta final de lançamento das vigas-trilho na Marginal Pinheiros. As duas últimas estruturas a serem içadas pela treliça lançadeira estão prontas praticamente para isso. Restará apenas uma viga curva ao lado da Ponte Estaiada, que ainda não tem data conhecida para ser lançada. No entanto, é perfeitamente possível concluir essa fase em 2022.

Início dos testes com o CBTC na Linha 3-Vermelha

Enquanto a Linha 1-Azul opera com o sistema CBTC de forma preliminar, a Linha 3-Vermelha parece próxima de realizar os testes fora do horário de operação. Talvez isso possa ocorrer de fato antes de janeiro de 2023, mas a introdução da tecnologia ficará para o ano que vem.

Início das obras de Jacu Pêssego, Boa Esperança e Pátio Ragueb Chohfi

 

O Consórcio Boa Esperança já se debruça no projeto executivo das duas estações e do pátio enquanto terrenos são liberados e a Avenida Ragueb Chohfi passa pelas primeiras intervenções. É bastante provável que a empresa receba a ordem de serviço para iniciar as obras civis nas próximas semanas.