Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

R$ 14 bilhões e vai salvar o Metrô e a CPTM: 4 novas estações acabam de ser confirmadas no coração de São Paulo

22.03.2024 | | Notícias do Mercado

Fonte: TV Foco
Data: 19/03/2024

O transporte público é a salvação de milhões de brasileiros diariamente. Afinal, muita gente necessita de ônibus, metrô e CPTM para se deslocar até o trabalho, por exemplo. E por falar nisso, 4 novas estações acabam de ser confirmadas no coração de São Paulo.

Com um investimento de nada menos que R$ 14 bilhões, as obras gigantescas devem vir para salvar o Metrô e a CPTM. Estamos falando de nada menos que do Trem Intercidades Eixo Norte à Campinas.

Segundo o portal oficial do ‘Governo do Estado de São Paulo’, o projeto de Parceria Público-Privada possui o intuito de criar um trem expresso de média velocidade e que ligue a maior metrópole do Brasil a cidade à paulista (TIC), além do Trem Intermetropolitano (TIM) saindo de Jundiaí até Campinas.

Vale destacar que, a Estação Central campineira teve a última viagem de trem em 2001. Depois disso, o local virou um equipamento cultural do município. É esperado que o TIM, popularmente conhecido como ‘trem parador’ e que ligará Jundiaí e Campinas, passando por cidades como Louveira, Vinhedo e Valinhos, esteja pronto até 2029.

Por sua vez, o TIC deve começar a operar em meados de 2031. Segundo o G1, o consórcio C2 Mobilidade Sobre Trilhos venceu o leilão para operar o Trem Intercidades (TIC), o Trem Intermetropolitano (TIM) e a linha 7-Rubi.