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Rede futura de transporte sobre trilhos poderá ter 662 km de trilhos e centenas de novas estações

07.12.2023 | | Notícias do Mercado

Fonte: Metrô CPTM
Data: 05/12/2023

A rede metroferroviária está em constante planejamento e expansão. O governo do estado, visando aprimorar os serviços de transporte, atualmente foca em disponibilizar 34 quilômetros de trilhos a médio prazo e projeta mais de 250 quilômetros no longo prazo.

O site realizou um levantamento detalhado da expansão da rede metropolitana de transporte sobre trilhos tomando como base as mais recentes apresentações da Secretaria de Transportes Metropolitanos.

Pelo fato de o tema ser complexo e bastante amplo, iremos dividir a nossa análise em uma série de matérias. Para facilitar o entendimento, separamos as linhas em dois grupos: “empreendimentos em construção” e “empreendimentos futuros”.

Empreendimentos atuais

Atualmente a rede de transporte sobre trilhos possui cinco linhas em obras. São três linhas que passam por fase de expansão e dois novos ramais que atenderão novas regiões em São Paulo.

As linhas que passam por expansão são a 2-Verde que terá prolongamento de 8,0 quilômetros e oito estações partindo da Vila Prudente e chegando até Penha, onde irá se conectar com as Linhas 3-Vermelha e 11-Coral.

A Linha 9-Esmeralda, atualmente operada pela ViaMobilidade, terá prolongamento de 1,8 quilômetros e uma nova estação, Varginha. A construção da nova parada deverá encerrar o ciclo de expansão do ramal na zona sul da cidade.

Outro trecho em expansão é a Linha 15-Prata que conta com dois prolongamentos. Na região leste a linha ganhará 2,8 quilômetros e duas novas estações, Boa Esperança e Jacú-Pêssego. Na ponta oeste, a extensão será de 1,8 km, atingindo a estação Ipiranga e se integrando com a Linha 10-Turquesa.

Entre os novos trechos em construção destacam-se as linhas 6-Laranja e 17-Ouro. A primeira possui 13,4 quilômetros de extensão e contará com 15 estações entre Brasilândia e São Joaquim com integrações em Água Branca (Linhas 7 e 8), Higienópolis-Mackenzie (Linha 4) e São Joaquim (Linha 1).

Linha 17-Ouro será o segundo monotrilho de São Paulo com extensão inicial de 6,7 quilômetros e oito estações. O traçado compreende o trecho entre Morumbi (integração com a Linha 9-Esmeralda) até a estação Washington Luiz. Haverá um ramal para atendimento ao Aeroporto de Congonhas além de integração com a Linha 5-Lilás em Campo Belo.

No total, o governo do estado está investindo neste exato momento na expansão de 34,5 quilômetros de novos trilhos e 35 estações. Estes investimentos deverão ser concluídos no médio prazo, ou seja, em no máximo 5 anos.

Empreendimentos futuros

Os empreendimentos futuros são as linhas de metrô e trem que estão em fase de planejamento ou projeto. Tratam-se de projetos de expansão ou de construção de novos trechos que irão ampliar radicalmente a malha na Grande São Paulo.

Estão previstas para o longo prazo a expansão de sete linhas, incluindo as que estão hoje em implantação, além de seis novas linhas que deverão atender regiões com baixa oferta de transporte.

Dentre os trechos a serem expandidos estão a Linha 2-Verde que ganhará 1,3 km no trecho oeste chegando na estação Cerro Corá, enquanto na porção leste serão 6,1 quilômetros de novos trilhos e cinco estações chegando em Guarulhos na estação Dutra.

A extensão da Linha 4-Amarela e 5-Lilás também estão em pauta. Na linha 4 a expansão contemplará duas novas estações e 3,3 quilômetros de novas vias chegando a cidade de Taboão da Serra.

Já na Linha 5-Lilás a expansão se dará ao sul, com 4,3 quilômetros e duas novas estações chegando ao Jardim Ângela. Ao norte o prolongamento de 4,5 quilômetros e quatro estações levará o ramal até a estação São Carlos.

Linha 6-Laranja, em construção, tem duas extensões previstas nas extremidades norte e sul. Para o norte a linha chegará até Bandeirantes com cinco estações em 6,1 quilômetros. Já ao sul a previsão é de atendimento até São Carlos com 4 estações em 3,8 quilômetros.

Linha 13-Jade da CPTM deverá ganhar duas expansões. Uma contornando o Aeroporto de Guarulhos e chegando em Bonsucesso com cinco novas estações e 10,5 quilômetros de novos trilhos. Outra possibilidade é o prolongamento até São Carlos com 13,5 quilômetros e 9 estações.

Os monotrilhos também deverão passar por mais obras para atender novas regiões. Na Linha 15-Prata o atendimento chegará até a estação Hospital Cidade Tiradentes com mais 4 estações e 6,9 quilômetros a partir de Jacú-Pessego.

Na Linha 17-Ouro o objetivo é atingir a estação São Paulo-Morumbi, fazendo integração com a Linha 4-Amarela, e a estação Jabaquara, ligando-se com a Linha 1-Azul. Serão 6,8 quilômetros e 5 estações no trecho norte e 4 quilômetros com 5 estações no trecho sul.

As novas linhas previstas para serem implantadas devem reforçar atendimentos já existentes e criar novas ligações com cidades não atendidas pelo transporte sobre trilhos.

A primeira da lista é a Linha 14-Onix, uma nova linha de trem metropolitano com 39 quilômetros e 22 estações ligando Bonsucesso até Jardim Irene, em Santo André. Essa nova linha deverá articular o transporte na zona leste, diminuindo a dependência das transferências na região central.

Linha 16-Violeta será um novo atendimento focado na Zona Leste de São Paulo, partindo de Cidade Tiradentes e chegando até a região central em Oscar Freire. A nova ligação radial deve reforçar a altíssima demanda por transporte na porção oriental da cidade. Deverá ter 32 quilômetros e 23 estações.

Guarulhos deverá ganhar uma linha de metrô que atenderá efetivamente o centro da cidade. A Linha 19-Celeste deverá ser dividida em duas fases. A primeira com 17,6 quilômetros e 15 estações entre Anhangabaú e Bosque Maia, com integração em Cerealistas (Linhas 10 e 11), São Bento (Linha 1) e Anhangabaú (Linha 3). A fase dois deverá atender a região de Campo Belo com uma extensão de 8,4 quilômetros e 10 estações. Paradas da Linha 2-Verde, 6-Laranja deverão ter pontos de integração.

Linha 20-Rosa de metrô partirá da Santa Marina até a região de Santo André. O ramal atenderá as áreas mais nobres da cidade e terá 24 estações distribuídas em 31 quilômetros de extensão.

Cotia passará a ter metrô. Uma linha com 28,6 quilômetros e 19 estações está prevista para ser construída ligando Sumaré até a região do Terminal Cotia. A Linha 22-Marrom deverá minimizar o impacto de trânsito na rodovia Raposo Tavares.

A mais nova das linhas em projeto é a 24-Quartzo, da CPTM. Anteriormente denominada como Arco Oeste, o novo ramal ligará Alphaville até Campo Limpo. Deverão ser construídas 20 novas estações em 24 quilômetros de novas linhas.

Rede futura

Ao todo, a rede em planejamento totaliza 251,7 quilômetros de extensão e 184 estações. Somando com as obras em curso existentes, São Paulo deverá ter 286,2 quilômetros de novos trilhos e 219 estações espalhadas pela região metropolitana. No final a super rede de transporte deverá ter 662 quilômetros com 393 estações.

Após a conclusão do plano, a rede metroferroviária deverá ter 21 linhas de trens metropolitanos e metrô. Alguns projetos antigos como as linhas 18-Bronze (descartada), Linha 21-Grafite e 23-Limão poderão passar por replanejamento de traçado ou aproveitadas em novos estudos, já que não constam nos projetos de longo prazo. O PITU 2040 deverá relevar parcialmente o traçado destes novos trajetos sobre trilhos.