14.07.2025 | ABIFER | Notícias do Mercado
Fonte: Valor Data: 09/07/2025
O ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou nesta quarta-feira que a Ferrogrão provavelmente precisará de aporte público “para ficar de pé”. Ele afirmou que o projeto é estratégico, viável e estará no plano nacional de logística. O projeto visa escoar uma das maiores safras agrícolas do mundo, interligando o município de Sinop, no Mato Grosso, ao Porto de Miritituba, em Itaituba, no Pará.
Ele deu as declarações durante o evento “Logística no Brasil”, série de debates, promovido pelo Valor, com oferecimento da Infra S. A. e do Ministério dos Transportes. O tema da série de debates é a infraestrutura brasileira como vetor de desenvolvimento.
Questionado se há a previsão de aportes públicos para visibilizar mais ferrovias, ele disse que, com recursos do Tesouro, se espera cerca de R$ 2 bilhões ao ano. “Mas a gente tem recursos que recuperamos das renovações antecipadas feitas no governo do ano passado”, comentou.
Renan Filho disse que a renovação de concessões ferroviárias pode ser em torno de R$ 25 bilhões e pode potencializar investimento ferroviário no país.