Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Retomada das obras da Transnordestina é tema de reunião na Sudene

15.08.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Site da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste
Data: 12/08/2022

A retomada das obras da Ferrovia Transnordestina foi tema de um encontro entre a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste, dirigentes do empreendimento e representantes do Banco do Nordeste do Brasil. A reunião ocorreu na sede da autarquia nesta quinta-feira (11).

Durante sua exposição, o CEO da Transnordestina Logística, Tufi Daher Filho, destacou que o empreendimento vive um momento oportuno para retomada e conclusão das obras. Em 27 de julho último, o Tribunal de Contas da União (TCU) reabilitou a participação de recursos públicos para o financiamento da obra, desde que haja uma aprovação de um novo cronograma de execução do projeto. A ferrovia conta com recursos do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), administrado pela Sudene.

O responsável pela Ferrovia apresentou na semana passada (02/08) à Agência Nacional de Transportes Terrestres um novo calendário para a realização das obras. A autarquia terá até 120 dias para avaliar o plano, contados a partir do acórdão TCU nº 1708/2022.

“A Transnordestina é a espinha dorsal do desenvolvimento do Nordeste. É uma obra emblemática para a Sudene e para o Nordeste. E, por isso, buscamos promover o alinhamento entre os envolvidos no projeto. O nosso papel é de facilitador”, pontuou o superintendente da Sudene, general Araújo Lima. O gestor registrou o compromisso de dar celeridade, da forma mais transparente e juridicamente possível, à retomada da liberação de recursos do FDNE ao empreendimento.

Atualmente, a linha férrea conta com 671 km de superestrutura já construídos. Outros 500 km referentes à infraestrutura foram iniciados. A obra emprega quase 2 mil pessoas, entre profissionais próprios e terceirizados.