Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Reunião discute a reativação da ferrovia que liga Varginha a Angra dos Reis

10.02.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Varginha On-line

Data: 09/02/2022

A reativação da ferrovia que liga Varginha a Angra dos Reis, foi discutida em uma reunião realizada nesta terça-feira (08), no Porto Seco, em Varginha. A reunião contou com a participação do prefeito Vérdi Medo, do prefeito de Angra dos Reis, Fernando Jordão, do empresário Cléber Marques (Porto Seco) e Leandro Cariello (Diretor Terminal Portuário de Angra dos Reis – Tpar), e empresários do ramo do comércio do café, transporte e logística.

Se sair do papel, o projeto que poderá movimentar investimentos de mais de R$ 20 bilhões, busca viabilizar as exportações de produtos do sul de Minas Gerais, principalmente café, pelo porto de Angra dos Reis, no litoral do Rio de Janeiro. A intenção é unir essas pontas por ferrovia.

Defendido pelo Porto Seco Sul de Minas e pelo Terminal Portuário de Angra dos Reis (Tpar), o novo corredor logístico depende da reativação dos trechos ferroviários Varginha-Três Corações-Lavras (Shortline Sul de Minas) e Barra Mansa-Rio Claro-Angra (Shortline Sul Fluminense). Os dois fazem parte da Ferrovia Centro-Atlântica, administrada pela VLI, mas estão inoperantes desde 2010 e 2009, respectivamente.

De acordo com o prefeito, Vérdi Melo, a prefeitura de Varginha estará acompanhando as negociações e promovendo estratégias junto ao governo Estadual e Federal, para que o projeto saia do papel e beneficie a população.

“Um projeto ousado que vai beneficiar não somente Angra dos Reis e Varginha, mas os Estados de Minas e do Rio, através do aquecimento da economia. Acreditamos que a médio prazo teremos resultados positivos”, disse o prefeito.