Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Revitalização de vagões e locomotivas no setor ferroviário promove campanhas de conscientização

06.10.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Diário do Transporte
Data: 05/10/2022

Com ações para valorizar o setor ferroviário de cargas no Brasil, a operadora Rumo Logística promoveu ações com destinadas a proporcionar visibilidade a temas sociais.

Nos meses de julho e agosto de 2022, a Rumo lançou a campanha “Respeito importa”, em celebração ao mês do orgulho LGBTQIAP+.

Para dar visibilidade ao tema, a locomotiva 9042 recebeu revitalização temática referenciando a diversidade de gênero.

A locomotiva 9037, também da Rumo, passou por um processo cuidadoso e delicado de revitalização em face a homenagem à Estrada de Ferro Araraquara (EFA), em agosto, valorizando a história local. Relembre: Locomotiva da Rumo recebe pintura em tributo ao passado da EFA – Estrada de Ferro Araraquara

Luiz Fernando Milani, técnico especializado da oficina da Rumo em Araraquara, é o idealizador das ações. Milani acredita que as iniciativas trazem uma outra visão para o setor.

“Queremos mostrar que temos valor por meio dessas homenagens. Promover esse tipo de ação hoje é um sonho meu que se tornou realidade, e junto comigo neste sonho estão muitos ferroviários e pessoas apaixonadas por ferrovia”, diz o técnico.

Além de Milani, o trabalho artístico tem toda uma equipe especializada por trás.

A customização das locomotivas se deu graças a uma parceria da Rumo com a Tempo Operações Industriais, empresa do segmento ferroviário referência nacional em reforma, manutenção e revitalização de vagões e locomotivas

A Tempo tem sede administrativa em Sorocaba (SP), com atuação em todo o Brasil.

A diretora executiva da Tempo e entusiasta da ferrovia, Juliani Barbosa, explica que trabalhar nesses projetos traz a boa memória da chamada antiga ferrovia e, ao mesmo tempo, dá visibilidade a temas tão relevantes na sociedade atual.

A equipe Tempo realiza as tarefas em diversas etapas, ela explica. “O layout e o projeto é fornecido pelo cliente. A partir disso, nosso trabalho de revitalização passa por etapas que incluem: lavagem, higienização, preparação para a pintura e ajustes mecânicos. Todas elas dependem de como nós recebemos a locomotiva, mas o processo completo leva em torno de 3 semanas”.

Como novidade, a próxima campanha a ser abraçada pelas locomotivas da Rumo será a do Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama. A previsão é que o lançamento ocorra nos próximos dias de outubro.

O resultado favorece e reforça a valorização do setor ferroviário em si, avalia Milani. “Não é só pintar uma locomotiva e botar para rodar, tem uma história por trás disso. Estamos aqui hoje graças à EFA, então acho que abriu mais a visão das outras empresas de fazer igual. Além de abrir portas para fazermos muito mais coisas”, afirma o idealizador do trabalho.