Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Rui Costa diz que novo PAC será focado em ferrovias e rodovias

22.06.2023 | | Notícias do Mercado

Fonte: Poder 360
Data: 20/06/2023

O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT), disse que o novo PAC (Programa de Aceleração de Crescimento) será focado em obras de infraestrutura, sobretudo ferrovias e rodovias. Costa teve uma reunião com o ministro Renan Filho nesta 3ª (20.jun.2023) e afirmou que o programa está sendo organizado junto do Ministério dos Transportes.

A fala foi feita durante o almoço da FPE (Frente Parlamentar do Empreendendorismo), realizado nesta 3ª feira (20.jun), em Brasília. A pauta em discussão no evento era “a qualidade do gasto público e os novos desafios tributários do Brasil”.

O novo PAC é um programa focado no investimento em infraestrutura para o desenvolvimento nacional. Entre as obras pretendidas, Costa já afirmou que o governo pretende instalar internet banda larga em todas as escolas públicas do país até o fim do mandato.

Durante a estreia de sua live semanal, na 3ª feira (13.jun), Lula disse que o programa será lançado em 2 de julho. “Como tínhamos uma quantidade enorme de políticas públicas que tinham dado certo, a gente entrou para resolver, recriar essas políticas para, a partir de agora, lançar um grande programa de obras, um grande programa para o desenvolvimento nacional, com obras de infraestrutura em todas as áreas”, afirmou o presidente.

Lula já disse que o novo programa de desenvolvimento se chamará PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) 3. “Está difícil de encontrar outro nome, acho que vai ser PAC 3, porque é um nome que já está consolidado junto a uma parte da sociedade, a quem trabalha na área de investimento público, na construção civil”, declarou.

No mesmo evento, Costa também falou sobre a melhora nos indicadores econômicos do Brasil. Segundo ele, “O único elemento que falta para consolidar o crescimento é a queda na taxa Selic. O BC [Banco Central] não está mantendo [a taxa de juros]. Está aumentando todos os meses. Se a inflação está em queda, o que o BC faz ao manter o nominal em 13,75% é aumentar a taxa de juros”.