Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Rumo assinará contrato com MT para construção de ferrovia na próxima semana

17.09.2021 | | Notícias do Mercado

Fonte: Terra
Data: 16/09/2021

O governo do Mato Grosso anunciou para a próxima segunda-feira, 20, a assinatura do contrato de adesão da Rumo para a construção, implantação e exploração da primeira ferrovia estadual de Mato Grosso.

Conforme o governo do estado, a assinatura do contrato autoriza a empresa a iniciar a construção de 730 quilômetros de linha férrea, que vai interligar os municípios de Rondonópolis a Cuiabá, além de Rondonópolis com Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, linhas que vão se conectar à malha ferroviária nacional em direção ao Porto de Santos (SP).

O projeto, segundo a administração estadualdo, prevê investimentos de R$ 11,2 bilhões para a implantação da ferrovia estadual. A partir do início das obras, a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados ficará responsável pela fiscalização do andamento.

“Estudos realizados pela Rumo Logística indicam que mais de 230 mil empregos serão gerados durante os anos de construção da ferrovia”, diz o governo do Mato Grosso em nota.

A previsão é que o trecho entre Rondonópolis e Cuiabá estará concluído e em funcionamento em 2025, enquanto a operação no trecho Cuiabá a Lucas do Rio Verde deverá começar em 2028.

Uma vez implantada, a Rumo fica autorizada a explorar a ferrovia pelo prazo de 45 anos, sendo que a infraestrutura ferroviária poderá ser compartilhada pela empresa com outra companhia de transporte ferroviário que venha a prestar serviços no Estado.