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Rumo: Em 2022, Malha Central terá novos terminais de açúcar e de fertilizantes

16.11.2021 | | Notícias do Mercado

Fonte: Valor
Data: 12/11/2021

A Rumo, empresa de logística do grupo Cosan, planeja abrir dois novos terminais na Malha Central, além da entrada da operação de contêineres, afirma Ricardo Lewin, diretor de relações com investidores do grupo. No segundo trimestre de 2022, a expectativa é inaugurar um terminal de açúcar na ferrovia Norte-Sul e, no terceiro trimestre, um de fertilizantes.

Já a operação de contêineres deverá entrar no segundo semestre. “Teremos oportunidades de transportar itens de consumo de São Paulo fazendo sua entrega em Goiás. Chegaremos até o Norte do Brasil. No retorno podemos coletar cargas de Manaus e podemos chegar até a área de São Paulo. Contêineres têm panorama bonito daqui para frente, com perspectiva de expansão”, afirmou.

Projeção de safra recorde

Após a quebra de safra de milho neste ano, a Rumo projeta números melhores em 2022, tanto para a safra de soja quanto de milho, segundo Lewin, em teleconferência com analistas.

Para a soja, a expectativa é de uma safra recorde, com aumento de 9 milhões de toneladas em relação a 2021. Desse volume, 80% serão exportados, 4 milhões de toneladas a mais que em 2021. O Mato Grosso deve registrar aumento 1 milhão nas exportações.

Quanto ao mercado de milho em 2022, a expectativa é também uma safra recorde de 119 milhões de toneladas, com acréscimo de 17 milhões.

Desse total, 40 milhões de toneladas deverão ser exportados, 22 milhões de tonelada a mais que em 2021 — ano em que a safra foi muito impactada. No Mato Grosso e Goiás, a exportação deverá subir em 12 milhões de toneladas e, no Paraná e Mato Grosso do Sul, 3,8 milhões a mais.

“Esperamos uma safra recorde, com um mercado forte no ano que vem. Isso possibilitará uma precificação boa. A estratégia é também expandir a participação, vamos nos aprofundar no Estado do Mato Grosso e buscaremos locais mais distantes”, disse.

Novas ferrovias

A Rumo está aguardando para ver “como se desenrolam” os projetos de autorização para a construção de ferrovias junto ao governo federal, disse o diretor de relações com investidores.

Após a publicação da Medida Provisória que libera esse regime de autorização, a Rumo já fez dois pedidos para a construção e operação de trechos ferroviários: entre Lucas do Rio Verde e Água Boa (Fico 2, um trecho que já havia sido solicitado pela VLI); e entre Chaveslândia e Uberlândia, em Minas Gerais (outro trecho que a VLI já havia solicitado).

Questionado por um analista sobre o tema, o executivo afirmou que a empresa está “esperando para ver como a coisa se desenrola, não esta claro para nós. Temos interesse e demonstramos interesse nos dois projetos porque são importantes para nós, é boa opção”, disse.

Sobre o projeto de lei 261, que também trata sobre a reforma do setor ferroviário e traz o regime de autorização, ele diz apenas que estão acompanhando o progresso com atenção.

O projeto de extensão da Malha Norte até Lucas do Rio Verde (MT), que está sendo conduzido por meio de um contrato com o governo do Mato Grosso, deverá ter suas licenças ambientais apenas no segundo semestre de 2022, provavelmente mais próximo ao fim do ano, segundo Lewin.

No mercado, o licenciamento do projeto tem sido apontado como um desafio importante.

“Estamos trabalhando, mas depende da secretaria municipal. Prevemos que esteja pronto no fim do ano. Sabemos que no Brasil é um processo que leva tempo, tem que passar por safra seca, safra úmida, leva tempo. Estamos conversando com os fornecedores, e tudo estará pronto quando tivermos esse licenciamento”, disse o executivo.