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Rumo: Extensão até Lucas do Rio Verde já tem projetos de engenharia e licença prévia prontos

30.05.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Valor Econômico
Data: 26/05/2022

O projeto de extensão da Malha Norte de Rondonópolis até Lucas do Rio Verde já está com projetos de engenharia e licença prévia prontos, segundo o presidente da Rumo, Beto Abreu.

“A licença regulatória já está assinada desde ano passado, por 45 anos, renováveis por mais 45 anos, e agora a licença prévia está concluída. Estamos aguardando as licenças de instalação”, disse.

“Nossa discussão vai ser muito concentrada na primeira etapa do projeto. Neste primeiro momento, queremos segmentar. É como se fosse projeto a ser executado em módulo. O primeiro deles é Campo Verde, a cerca de 250 km de Rondonópolis”, afirmou o executivo, no Cosan Day.

Segundo o diretor financeiro, Rafael Bergman, a Rumo deverá fazer a construção da extensão a Lucas do Rio Verde de forma modular, para preservar a flexibilidade financeira da empresa.

A empresa, que vive um ciclo de fortes investimentos, está preocupada com a pressão de custos e com a alavancagem considerada alta.

“A questão de custos é uma preocupação geral e requer um foco maior em gestão, um trabalho de engenharia de definir qual o escopo correto, uso de tecnologia, e um trabalho das decisões ao longo do tempo. A gente tomou a decisão de segurar investimentos, em momento de taxa de juros não atrativos, obviamente sem desconsiderar obrigações de crescimento de capacidade. Vamos ser seletivos e fasear bem os investimentos”, disse ele.

Para o executivo, a alavancagem, que encerrou 2021 em 2,8 vezes da dívida líquida pelo Ebitda, está em um patamar alto, considerando o cenário de juros e o momento de investimentos da companhia que está por vir. A meta neste ano é trazer o indicador a um patamar mais saudável.

Mais vagões
Daniel Rockenbach, vice-presidente de operações, disse que a empresa planeja adotar trens de 135 vagões até 2025. A companhia já adotou os trens de 120 vagões, o que ampliou sua capacidade.

Na Operação Norte, neste ano, a previsão é chegar a 6 bilhões de TKU (toneladas por quilômetro útil) por mês, um aumento de 50% em relação a 2018.

“Queremos entregar a partir do fim de 2024 um trem com 135 vagões, com cada vagão podendo utilizar 130 toneladas brutas, que hoje é de 127 toneladas. Você sai de um trem de 15 mil toneladas para 17 mil toneladas”, disse o executivo.