Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Rumo finaliza obras no córrego Monjolinho e retoma transporte de carga em São Carlos

23.01.2023 | | Notícias do Mercado

Fonte: Prefeitura de São Carlos
Data: 20/01/2023

A concessionária ferroviária Rumo retomou as operações de transporte de carga passando por São Carlos (SP), nesta sexta-feira (20), após concluir as obras na linha férrea que passava sobre o Córrego do Monjolinho.

O trecho da ferrovia foi destruído por um deslizamento de terra provocado pelo grande volume de água do córrego por conta da forte chuva que atingiu São Carlos, em 28 de dezembro.

O transporte de carga dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás foram suspensos durante as obras.

Nesta sexta-feira, a Rumo deu por concluídas as obras necessárias para restituição da vazão do córrego.

Ainda são executadas atividades de acabamento na área, mas, segundo a concessionária, sem prejuízo à vazão do córrego nem à circulação ferroviária.

Transtornos

A Rumo já havia feito obras no local para recuperar os estragos causados pela chuva que desmoronou o barranco que sustentava a linha férrea.

No local, ocorre o encontro dos córregos Gregório, Monjolinho e Mineirinho. A força da água rompeu as tubulações na parte debaixo do pontilhão e alagou um condomínio que nunca havia sido atingido pela enchente, deixando vários carros submersos e inundando apartamentos.

Para conter o deslizamento de terra, a Rumo fez uma obra emergencial que diminuiu ainda mais a passagem da água.

As novas melhorias consistem na retirada das aduelas que foram instaladas de forma emergencial e substitui-las por novas estruturas. As obras foram solicitadas pelo Ministério Público.