Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Sorocaba e Mairinque poderão receber trens metropolitanos com expansão prevista na concessão da Linha 8-Diamante da CPTM

29.04.2021 | | Notícias do Mercado

Diário do Transporte - 28/04/2021

 

Operação e manutenção ficarão a cargo da concessionária e projeto depende de estudos do Governo do Estado

 

A chegada dos trens metropolitanos até a cidade de Sorocaba, no interior de São Paulo, é um projeto antigo, mas que poderá sair do papel por meio da expansão da Linha 8-Diamante da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

A ligação recentemente foi concedida para a iniciativa privada juntamente com a linha 9-Esmeralda.

A informação foi confirmada ao Diário do Transporte, por meio de notas nesta quarta-feira, 28 de abril de 2021, pela STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos) e pela CCR, líder do Consórcio Via Mobilidade 8 e 9, que venceu a disputa pelas linhas juntamente com o grupo Ruas Invest, ligado a empresas de ônibus a cidade de São Paulo.

Ainda não há previsão de datas para que o projeto saia do papel.

De acordo com a minuta do edital da concessão, a linha 8, que atualmente liga o centro de São Paulo ao município de Itapevi (Júlio Prestes – Amador Bueno), poderá ser estendida a Sorocaba e vai servir também as cidades de São Roque e Mairinque.

A expansão é condicionada, entretanto, a estudos e à criação de um projeto executivo.

O Governo do Estado, se optar por este projeto, vai realizar todos os trâmites, desde planejamento de traçado à obra física em si.

Já a concessionária deverá promover a manutenção do novo trecho e operar o serviço.

A concessão tem duração total de 30 anos.

Veja as notas enviadas ao Diário do Transporte pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos e Grupo CCR:

GRUPO CCR

“Caso o Estado de São Paulo opte pela expansão do serviço da Linha 8-Diamante até a Região Metropolitana de Sorocaba, o contrato de concessão já prevê que a futura concessionária ficará obrigada a operar e fazer a manutenção desse trecho. A decisão sobre a realização de estudos ou da eventual expansão do serviço até a Região Metropolitana de Sorocaba cabe ao Estado.”

SECRETARIA DOS TRANSPORTES METROPOLITANOS

“O edital de licitação da concessão das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda prevê a expansão da linha 8 até a cidade de Sorocaba. Os estudos indicam paradas nas cidades de São Roque, Mairinque e na estação Brigadeiro Tobias, com parada final na estação Sorocaba. O edital não traz prazo para a implantação da expansão pois depende de estudos a serem realizados.”

TRECHO DO EDITAL: