Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

SPA assina contrato com empresas para gestão da Ferrovia Interna do Porto de Santos

19.12.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: G1
Data: 17/12/2022

As empresas Ferrovia Centro Atlântica (VLI), MRS Logística e Rumo assinaram um contrato para administração da Ferrovia Interna do Porto de Santos (Fips), no litoral de São Paulo, pelos próximos 35 anos. A cerimônia foi realizada, nesta sexta-feira (16), no Ministério da Infraestrutura, em Brasília.

O ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, o secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários do MInfra, Mário Povia, o diretor presidente da SPA, Fernando Biral, e representantes das empresas e de entidades do setor participaram da cerimônia de assinatura do contrato.

O grupo, formado pelas três principais concessionárias ferroviárias do país, será responsável pela gestão, operação, manutenção e expansão da infraestrutura ferroviária que atende o Porto de Santos e terá de realizar investimentos da ordem de R$ 891 milhões, no prazo máximo de 5 anos, para ampliar a capacidade ferroviária do complexo portuário, que está próxima da saturação.

Segundo a Santos Port Authority (SPA), responsável pela infraestrutura pública do Porto, a Fips será gerida por uma associação. As empresas realizarão uma gestão cooperativa baseada em autorregulação administrativa e operacional, na qual compartilharão custos e sem finalidade lucrativa. A cessionária realizará, bianualmente, chamamentos públicos, para garantir o ingresso de novos associados.

De acordo com o Ministério da Infraestrutura, o complexo portuário de Santos já está com 94% de sua capacidade máxima. Por isso, a expansão da Fips é necessária para dar vazão à movimentação futura de carga.

A SPA projeta que o volume transportado dobre no prazo de cinco a 10 anos. Atualmente, a capacidade ferroviária do complexo portuário é de 50 milhões de toneladas por ano, com 94% de utilização. A capacidade precisa ser elevada até 115 milhões de toneladas por ano para escoar o volume das ferrovias que deságuam no Porto de Santos.

“A chegada ao porto é o ponto de maior vulnerabilidade, por diversas interferências que há na malha para que a ferrovia opere com eficiência e de forma competitiva. A integração do setor ferroviário com o portuário em Santos foi um grande desafio e não seria possível sem o envolvimento da sociedade organizada”, disse Marcelo Sampaio, em nota emitida pelo Ministério da Infraestrutura.

Segundo a SPA, as obras devem começar como ato contínuo à aprovação dos projetos executivos, sendo as principais intervenções:

  • Pátio ferroviário entre o canal 4 e a Ponta da Praia, dotado de 3 vias férreas para atendimento aos terminais de celulose;
  • Viadutos para eliminação de passagem de nível na região do canal 4 – Marinha;
  • Passarelas de pedestres entre o canal 4 e Ponta da Praia;
  • Pêra ferroviária, dois viadutos e passarela de pedestres na região de Outeirinhos;
  • Novo viário da 2ª entrada da margem direita do Porto de Santos, no Saboó.

 

Leia também

https://www.portosenavios.com.br/noticias/portos-e-logistica/assinatura-de-contrato-garante-investimentos-de-r-891-milhoes-na-ferrovia-interna-do-porto-de-santos

 

https://www.agenciacma.com.br/rumo-vli-e-mrs-assinam-acordo-com-spa-para-gerir-ferrovia-interna-do-porto-de-santos/

 

https://santaportal.com.br/porto-e-negocios/spa-gestao-ferrovia-fips/