Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Tarcísio de Freitas confirma indicação de diretor para chefia da ANTT

03.03.2020 | | Notícias do Mercado

Em reunião na Fiesp, ministro da Infraestrutura também minimizou efeito das turbulências políticas na capacidade de atração de investidores ao país

 

Tarcisio de Freitas, Ministro de Infraestrutura — Foto: Claudio Belli/Valor

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, minimizou hoje o efeito das turbulências políticas na atração de investidores ao país e destacou que o Congresso assumiu protagonismo na condução de reformas. Ele também confirmou a indicação de Davi Barreto à diretoria-geral da ANTT. “Por mais que tenha confusão, você tem uma orientação do Congresso ‘pró-business’. O Congresso resolveu enfrentar questões que antes não enfrentava com muita coragem, como a reforma da Previdência”, disse Freitas ao participar de reunião na Fiesp, em São Paulo.

O ministro ainda ressaltou que o Congresso está pronto para dar prosseguimento às discussões das reformas administrativa e tributária. “Há inclusive uma disputa por protagonismo, para ver quem vai discutir a reforma tributária primeiro”, disse.

“Nosso trabalho independe muito da questão política, é um trabalho técnico”, ressaltou.

Segundo ele, há forte interesse do investidor estrangeiro no programa de infraestrutura e o foco é o longo prazo. “O pessoal está vacinado [contra as turbulências políticas], disse. O ministro ainda elencou uma série de projetos de concessão cuja modelagem está pronta, restando o envio ao Tribunal de Contas da União (TCU), caso da BR-163 e do Ferrogrão. Ele ainda reforçou que em junho ou julho será realizado o leilão de cinco terminais portuários e que a desestatização do porto do Espírito Santos vai entrar em fase de audiência pública.

Freitas ainda afirmou, sobre a indicação de Barreto à ANTT, que o hoje diretor da agência goza de credibilidade no mercado de regulação, o que é fundamental. Barreto é graduado em engenharia eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), mestre em regulação pela Universidade de Brasília (UNB) e trabalhou como auditor do Tribunal de Contas da União (TCU).

O último diretor-geral da ANTT, Mário Rodrigues Júnior, era ligado ao ex-deputado Valdemar da Costa Neto e foi alvo de busca e apreensão pela Polícia Federal em abril de 2019.

 

Fonte: Valor

Data: 02/03/2020