Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Tarcísio se reúne com Lula para tratar de metrô em Guarulhos e ABC

26.01.2023 | | Notícias do Mercado

Fonte: ViaTrolebus
Data: 26/01/2023

Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação

O Governador Tarcísio de Freitas deve ter um terceiro encontro com o presidente Lula, e deve levar assuntos do estado de São Paulo, como projetos de mobilidade, segundo o portal Metropolis.

Em sua fala, o ex-ministro citou o projeto da Linha 20-Rosa, a extensão da Linha 2-Verde até a Dutra, além do Trem InterCidades:

Vamos falar do metrô para o ABC, do metrô para Guarulhos, na linha 2, apoio ao trem intercidades e apoio às obras de mobilidade na Baixada Santista”, disse.

Escolha entre as Linhas 19 e 20

Há a expectativa de que a atual gestão escolha uma das futuras linhas para tocar, com a finalização de estudos e um eventual início das obras.

De acordo com o Diário do Grande ABC, o Estado deve decidir se toca primeiro a Linha 20 que contempla a ligação de Santa Marina com Santo André, ou a Linha 19-Celeste, entre São Paulo e Guarulhos.

Fonte: Valor
Data: 24/01/2023

Eleito com apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), terá seu terceiro encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em seu primeiro mês de governo. Na sexta-feira (27), Tarcísio participará de reunião convocada por Lula com os 27 governadores, em Brasília, e pedirá mais recursos para o financiamento da saúde no Estado e para obras de mobilidade urbana.

O governador deve solicitar também o perdão de parte das dívidas das Santas Casas e a redução da taxa de juros da Caixa para filantrópicas. Nos dois encontros anteriores, Tarcísio e Lula tiveram uma conversa amistosa.

Segundo o governador, o financiamento da saúde no Estado é uma das principais preocupações. Tarcísio pedirá o reajuste da tabela SUS, com um repasse maior da União a cada procedimento realizado. Outros pedidos na saúde serão um aporte financeiro, o perdão “das dívidas pequenas” e a negociação das dívidas das Santas Casas com a Caixa, para reduzir a taxa de juros e alongar o prazo para pagamento.

Outra demanda que será levada é o investimento em mobilidade urbana. Tarcísio listou como prioridades o aumento das linhas do metrô da capital, a expansão desse transporte para a Grande São Paulo e investimentos na baixada santista, com ligação seca entre as cidades de Santos e Guarujá.

No primeiro encontro com Lula, em 9 de janeiro, a pauta foram os atos golpistas em Brasília. Na reunião, convocada às pressas para tratar dos ataques terroristas, participaram governadores e representantes das 27 unidades federativas. Dois dias depois, Tarcísio reuniu-se com o presidente para pedir a privatização do porto de Santos e da Ceagesp, entre outros pontos abordados.

O governador relatou que Lula se mostrou aberto ao diálogo sobre a privatização do porto de Santos, apesar de o governo federal e o PT resistirem ao tema. “Ele [Lula] nos abriu oportunidade do diálogo, ficou de estudar, pediu para a gente uma apresentação”, disse Tarcísio.

O governador deve se reunir com os ministros Rui Costa (Casa Civil) e Márcio França (Portos e Aeroportos) para tentar avançar a proposta de desestatização. “Acredito muito na desestatização como a redenção da baixada santista”, disse. “Vamos insistir na medida do possível.” A privatização do porto de Santos, no entanto, não deve ser tema desse novo encontro com Lula.