Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 abifer@abifer.org.br
pt-bren

Trecho da ferrovia que liga Maracaju a Dourados deve ser concluído em 1 ano

08.11.2021 | | Notícias do Mercado

Fonte: O Progresso
Data: 05/11/2021

A construção 76 quilômetros de linha férrea entre Maracaju e Dourados foi confirmada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) que autorizou a assinatura de contrato entre o Ministério da Infraestrutura e a Ferroeste (Estrada de Ferro Paraná Oeste S.A).

A Ferroeste pediu o prazo de um ano para colocar o trecho em atividade após a assinatura do contrato, em que ficará responsável “por executar obras de construção, ampliação, expansão e modernização”, conforme minuta do acordo, e sofrerá punição caso não cumpra as obrigações a serem definidas.

Serão investidos R$ 2,85 bilhões no trecho, que vai transportar 6,555 milhões de toneladas no primeiro ano de atividade, com previsão de chegar a 18,777 milhões de toneladas em 2087, conforme estudo de viabilidade técnico-operacional e econômico apresentado pela empresa.

A Nova Ferroeste vai ligar Maracaju ao Porto de Paranaguá. O traçado será o seguinte: Maracaju, Dourados, Amambai, Guaíra e Cascavel.

A intenção é interligar Maracaju e Cascavel (PR), revitalizar o trecho ferroviário de Cascavel a Guarapuava (PR) e construir uma nova ferrovia entre Guarapuava e Paranaguá (PR), além de um ramal entre Cascavel e Foz do Iguaçu.

Em território paranaense a ferrovia já existe e liga Cascavel ao Porto de Paranaguá.

A continuidade do traçado fará com que a ferrovia seja estendida até Guaíra (PR), entre em Mato Grosso do Sul, passe por Dourados e chegue a Maracaju, cidade onde ela poderá ser conectada com os trilhos da Malha Oeste.