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Trem entre Gramado e Porto Alegre: confira os prazos

11.09.2025 | | Notícias do Mercado

Fonte: ViaTrolebus
Data: 10/09/2025

O Rio Grande do Sul deu um passo para entrar para o seleto grupo que conta com serviços de transporte ferroviário brasileiro de média distancia. O governador Eduardo Leite anunciou, na última quinta-feira (7), a autorização para implantação, operação e exploração privada da primeira ferrovia de passageiros no Estado. O projeto, a cargo da empresa SulTrens, conectará Porto Alegre a Gramado em cerca de uma hora, utilizando duas vias férreas — uma para cada sentido.

O traçado definitivo deverá ser definido até 2026. O percurso partirá do Aeroporto Salgado Filho, na capital, e passará por áreas rurais de Canoas, Esteio, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Parobé, Araricá, Nova Hartz e Santa Maria do Herval, antes de chegar ao destino final. No total, a ferrovia terá 270 quilômetros de extensão, cruzando 19 municípios e influenciando diretamente outros três.

Com o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) já aprovado pelo governo, as próximas etapas incluem a obtenção da licença ambiental, prevista para 2029, e o início das obras, com conclusão estimada para 2032. Os prazos foram divulgados pelo site Baguete.

O investimento de R$ 4,5 bilhões será totalmente custeado pela iniciativa privada, com concessão válida por 99 anos. O modal será híbrido — movido a eletricidade e diesel —, com menor emissão de CO? e foco na segurança. A previsão é de geração de 22,7 mil empregos diretos e indiretos durante a construção e operação.

A infraestrutura incluirá 27 cruzamentos rodoferroviários, 15 pontes e viadutos — entre elas uma travessia sobre a BR-290 — e nove túneis. As estações terminais ficarão próximas ao Aeroporto Salgado Filho e à Avenida das Hortênsias, entre Gramado e Canela.

Além de reduzir o tráfego rodoviário e os riscos de acidentes, a nova ferrovia deve impulsionar o turismo na Serra Gaúcha e ampliar a arrecadação de tributos. Para o governador Eduardo Leite, o empreendimento simboliza uma nova fase para o Estado.

— Esse investimento privado só se viabiliza porque o Rio Grande do Sul virou a chave. Hoje temos estabilidade fiscal, segurança jurídica e capacidade de atrair grandes empreendimentos — afirmou.

A proposta passou por um ano de análises técnicas e jurídicas conduzidas pela Procuradoria-Geral do Estado e pela Secretaria de Logística e Transportes (Selt), que também será responsável por fiscalizar o contrato, com relatórios trimestrais da concessionária.