Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Trem entre Porto Alegre e Gramado fará viagem de 1h em 2032; veja como será o trajeto expresso

27.10.2025 | | Notícias do Mercado

Fonte: Estadão
Data: 25/10/2025

De Porto Alegre a Gramado em apenas uma hora – e não será de carro. Esse é o tempo que o viajante levará para percorrer a distância entre as duas cidades quando elas estiverem interligadas pelo trem expresso em 2032. O projeto de construção da ferrovia foi autorizado pelo governo do Rio Grande do Sul e a concessionária SulTrens prevê o início de obras para 2029. A linha terá como ponto de partida o Aeroporto Internacional Salgado Filho e chegada pela Avenida das Hortênsias, entre Gramado e Canela. Hoje esse trajeto leva no mínimo duas horas para ser percorrido.

“Quem chega ao aeroporto de Porto Alegre com destino a Gramado precisa pegar uma van ou alugar um carro para subir a serra, em um trajeto que pode durar até quatro horas. Com o trem, haverá uma passarela climatizada, com esteira rolante, de 700 metros até a estação. O turista vai acessar o trem e chegar a Gramado em até uma hora”, afirmou o administrador da SulTrens, Renato Ely.

Serão duas linhas férreas com até dez trens de passageiros, que vão cruzar e impactar 22 cidades ao longo do percurso. A previsão é que o novo modal faça até 28 viagens por dia, com saídas planejadas no período das 7h às 22h. Não foi definido ainda qual deverá ser o valor das passagens. A expectativa para o primeiro ano é de transportar 2 milhões de passageiros.

Impulso à economia local

O trajeto incluirá 27 cruzamentos rodoferroviários, 15 pontes e viadutos e 9 túneis. O contrato tem investimento previsto na ordem de R$ 4,5 bilhões e duração de 99 anos, prorrogáveis por outros 99. A estimativa é que a obra gere mais de 22 mil empregos diretos e indiretos.

Com o objetivo de gerar recursos financeiros para a obra, serão construídos dois condomínios no curso da ferrovia, em local a ser definido. “O trem vai ter parada nesses pontos exclusivos, levando os moradores para Gramado, Canela ou Porto Alegre”, completou Ely. Por enquanto, são as únicas paradas previstas para o trajeto.

O secretário de transportes do Rio Grande do Sul, Juvir Costella, ressalta que o novo modal se soma aos outros meios possíveis para chegar à Serra Gaúcha e vai impulsionar o turismo na região. “Temos o Aeroporto de Canela (para aeronaves de pequeno porte), as estradas e as rodoviárias e, agora, o ferroviário”.

Gramado: visitantes o ano todo

Diante da perspectiva de receber mais turistas, o secretário de Turismo de Gramado, Ricardo Bertolucci, explica que o poder público tem projetos de melhoria de infraestrutura e serviços da cidade, hoje com 40 mil habitantes, de acordo com o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Dentre eles, desenvolver um novo território urbano em uma área que não é habitada na cidade atualmente. Vamos fazer um planejamento urbano de empreendimentos e moradia. Outro ponto é descentralizar os serviços públicos: escolas e prefeituras, por exemplo, podem sair da região central”, informou Bertolucci.

Para o CEO da Gramado Parks, rede de hotéis e parques na cidade, Ronaldo Costa Beber, a nova possibilidade de transporte pode ajudar a diminuir a sazonalidade do turismo na região, somada às atratividades turísticas. “A gente tem trabalhado para diminuir essas tônicas entre os períodos mais cheios de Gramado, como a Páscoa, o inverno e o Natal Luz. Eventos como a Oktoberfest e o Festival de Cinema, por exemplo, entre a alta temporada, junto com as novas possibilidades de transportes, fazem com que a cidade atenda turistas o ano inteiro”, contou.

Porto Alegre: mais do que passagem

Do outro lado da linha, Porto Alegre começa a planejar como atrair os turistas com destino à Serra Gaúcha, evitando que seja apenas uma cidade de passagem. “Temos até 2032 para pensar em maneiras de retenção do turista que veio para subir a serra, tornar Porto Alegre um local atrativo para os estrangeiros também”, comenta a secretária de Turismo de Porto Alegre, Fernanda Barth. “Com certeza, num primeiro momento, vamos trabalhar o receptivo para quem mora em Gramado e se sente prejudicado durante a alta temporada”, diz ela, referindo-se ao deslocamento de moradores da serra à capital.

Segundo a secretária, a cidade busca se firmar como a capital mundial do churrasco, fortalecer o polo cervejeiro e se consolidar como destino esportivo, com a construção do polo náutico a partir de 2026.